Contação de histórias marca as comemorações do Dia do Folclore em 22 de agosto

Contação de histórias marca as comemorações do Dia do Folclore em 22 de agosto
Foto: Reprodução.

Um conjunto de práticas e saberes de um determinado povo, que inclui danças, canções, personagens, comidas típicas, narrativas e outras manifestações artísticas, com transmissão geracional. Estamos falando do Folclore, que tem a sua existência celebrada amanhã (22), no Brasil e em vários países mundo afora.

Para celebrar tão importante dia, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim preparou uma programação especial, voltada ao público infantil, com idades entre 5 e 10 anos. A comemoração acontece nesta terça-feira (22), a partir das 09h30, na sede da própria Bilbioteca, no Casarão Cerqueira Lima, que fica no Centro Histórico de Vitória.

A ação de “Contação de Histórias” terá como “condutoras da magia” as contadoras Marta Samor e Tiana Magalhães, do Grupo Chão de Letras, e promete, ainda, ter uma participação surpresa de um personagem pra lá de especial.

Na ocasião, serão narradas histórias clássicas do folclore como: “Caça ao saci”, de Monteiro Lobato; “As três bruxinhas”, de Marta Samor; “O pássaro de fogo”, lenda capixaba baseada no livro de Ilvan Filho; “O boi e a rã”, “A cegonha e a raposa”, entre outras.

“Além da valorização do folclore, que reforça e traz pertencimento à nossa cultura popular, queremos com essa ação promover o incentivo à prática da leitura de forma lúdica desenvolvendo a imaginação e a criatividade das crianças”, explica a bibliotecária Elizete Caser.

A Contação de Histórias especial dia do Folclore é gratuita e aberta ao público. Para participar a organização pede que o público chegue com no mínimo meia hora de antecedência ao local.

A origem da data

No dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore no Brasil e em diversos países do mundo. A data foi instituída em alusão ao termo criado em 1846 pelo escritor inglês William John Thoms, que fez a junção dos termos “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. Assim, o significado da palavra, segundo seu criador, é “saber tradicional de um povo.

No Brasil a data remete à lembrança de intrépidos personagens como o saci-pererê e o curupira.

“O folclore desperta muito interesse até mesmo de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito. Os grandes folcloristas registram contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular”, finaliza Elizete.

Serviço
Contação de Histórias especial dia do Folclore
Quando: terça-feira (22), às 9h30

Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro.
Classificação: A partir de 5 anos
Participação gratuita.

Fonte: Prefeitura de Vitória.