Alunos da Emef Ceciliano Abel de Almeida Desenvolvem Carrinhos Movidos a Energia Solar
Uma empolgante proposta pedagógica transformou a sala de aula em um laboratório de descobertas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em Itararé. Sob a orientação do professor de Ciências, Victor Colombi, o projeto “Energia em Movimento” trouxe à vida a confecção de carrinhos movidos à energia solar, promovendo uma experiência educacional única para os 237 estudantes do 4º ao 9º ano do turno vespertino.
Em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Educacionais do Município de Vitória, o projeto foi concebido para proporcionar aos alunos um entendimento mais profundo sobre a obtenção de diferentes formas de energia e suas transformações. A parceria com o Projeto Solares (Ufes), um projeto de extensão universitária voluntária focado em energia solar sustentável, foi crucial para a realização da proposta.
Os estudantes foram desafiados a confeccionar carrinhos movidos à energia solar, compreendendo desde a obtenção dessa forma de energia até seu armazenamento e utilização como combustível para os veículos. A competição final entre as turmas adicionou uma camada extra de empolgação e engajamento, transformando o aprendizado em uma jornada repleta de descobertas.
Ao associar a temática dos diferentes tipos de energia ao currículo escolar, a proposta fortaleceu o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem prática e investigativa. O professor Victor Colombi destacou a importância de ir além das aulas teóricas, buscando uma educação integral que promova o desenvolvimento humano em suas diversas dimensões.
Explorando a energia solar na educação
O projeto não apenas proporcionou conhecimento prático sobre energia, mas também abriu novas perspectivas para os estudantes. Alunos do 8º ano, em particular, tiveram a oportunidade de observar e compreender na prática os conceitos que fazem parte de seu currículo, proporcionando uma visão mais holística do mundo ao seu redor.
A oportunidade de participar de projetos como esse tem inúmeros benefícios para as crianças. Além do desenvolvimento do raciocínio, os estudantes têm a chance de interpretar e criticar resultados, aplicar métodos científicos e, principalmente, adquirir uma compreensão prática das ciências.
O professor Victor Colombi, responsável pela elaboração do projeto, expressou seu contentamento com os resultados alcançados.
“Elaborar essa proposta foi um desafio desde sua concepção, pois foi a primeira vez que tentei integrar, em uma atividade investigativa e experimental, o Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) com o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Foi gratificante poder contribuir nessas duas etapas do ensino básico e perceber o quanto podemos pensar em uma educação verdadeiramente integral.”
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