Acolhidos do Abrigo 1 ganham jantar especial de Natal
Apoiados no pensamento de que o Natal deveria perdurar o ano todo, o Abrigo Institucional de Adultos e Famílias, mais conhecido como Abrigo 1, realizou na noite da segunda-feira (1), um jantar natalino para os acolhidos no espaço. A ceia natalina, montada pelo renomado chef Hugo Grassi ao lado de outros seis profissionais da gastronomia capixaba, mexeu com as memórias afetivas de muitos e realizou sonhos antigos alimentados por outros deles.
Um deles foi Zacarias Lucas de Souza, de 65 anos. Sua participação em festas sempre ficou restrita ao trabalho de ajudante de montador de eventos. “Estou muito emocionado com tudo isso. Eu sempre saia depois de deixar tudo no lugar, mas nunca participei mesmo. Nunca tive uma festa dessa. Esse jantar vai ficar sempre na minha cabeça. Ganhei até uma roupa nova”, disse ele.
Zacarias revelou que, ao saber do evento, correu para fazer a barba e “ficar novinho para a festa”. Após vários meses de vivência nas ruas da região da Praia do Suá, ele chegou a pouco mais de sete meses no Abrigo 1. Um lugar que, Zacarias disse estar fazendo com que se sinta muito bem.
“Aqui, temos tudo. É um cuidado com a gente, que nunca vi. É a maior mordomia. Eles cuidam de tudo. Levam ao médico se precisar; marcam as consultas; temos comida e roupa lavada; tem as oficinas; tem as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos).”, falou ele.
Após refletir sobre o trabalho realizado pelos profissionais do Abrigo 1, Zacarias deu um depoimento ainda mais emocionante. “Não dá mais vontade de ir embora daqui. Aqui, a gente recebe todo o apoio para superar nossa condição. Mas a gente tem que seguir e dar lugar para outro que precisa”, falou emocionado.
No clima natalino, Zacarias disse que se o Papai Noel aparecesse gostaria de fazer um pedido. “Queria ganhar um relógio para acompanhar o fechamento de 2023. Porque estou fechando muito bem, muito feliz”, relatou.
A alegria Renilda Maria Pereira também era contagiante. “Estou realizando um sonho”, falou ela, sem dar tempo para qualquer outra pergunta, disse: “Estou realizando o sonho de passar o Natal no Abrigo. Esse lugar passa a ser a nossa casa. Então, hoje, eu posso dizer que estou passando o Natal em casa”.
Apesar da felicidade de estar em acolhimento institucional, Renilda disse que tem planos para voltar a vivência familiar, rompida por conta de conflitos advindos da dependência química, em até seis meses. “Estou há sete meses aqui e estou limpa”, revelou ela.
O clima de Natal foi o motivo para Larissa Silva Reis, de 23 anos, buscasse no varal de doações roupa a peça que te deixasse brilhante. E não é que ela achou. De vestido de lantejolas, Larissa ainda recebeu o carinho de uma amiga do Abrigo 1 que se propôs a fazer uma maquiagem. “Estou me sentindo bonita e feliz. Hoje, estou feliz. Isso é Natal”, falou.
Ao final do jantar natalino, o coordenador do Abrigo 1, Rodrigo Trindade, disse que estava realizado poder ofertar ações de Natal e outras. “A gente que está no dia a dia ver a alegria no olhar deles é muito gratificante. Ver as pessoas se interessando, apoiando nossas ações, transformando a visão de mundo e é uma experiência única”, falou ele.
O jantar natalino contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que foi acompanhado de secretários da administração, representantes do Legislativo municipal, da sociedade civil e de líderes religiosos.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, disse que o Abrigo 1 é uma grande conquista da cidade de Vitória. “Nele nossas equipes trabalham para acolher e aconteça a superação da condição de rua. A Ceia preparada pelos chefs demonstra como todos podemos construir uma cidade melhor, com empatia e respeito por todos”, afirmou ela.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui