Carnaval: Novo Império traz a riqueza natural e o povo de Barra de São Francisco
A ancestralidade, a força do povo, a fauna e a flora, as surpreendentes cachoeiras e as belezas do município de Barra de São Francisco foram destaque na apresentação da Novo Império, a primeira escola do Grupo Especial a atravessar a avenida neste sábado (3), abrindo a segunda noite de Carnaval na passarela do Sambão do Povo.
Com enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”, a coroa azul, branco e rosa de Caratoíra brilhou, encantando o públicopor descobrir um pouco mais sobre a terra.
O termo “Sentinela”, presente no título do enredo, representa a valentia e a bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado. Foi uma bela homenagem à cidade que fica no noroeste do Espírito Santo e se esforça para preservar suas tradições.
Índios
O desfile foi um tributo à pequena cidade, sua história e natureza, os indígenas botocudos e seu futuro promissor, com destaque à bravura dos agricultores e policiais na Guerra do Contestado, conflito marcante que envolveu Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia por liderança nas decisões do território.
O samba-enredo empolgante que citava o amor à terra ecoou pela passarela e toda a linda produção da agremiação foi destaque. “Águas sagradas, perfeita junção. Unindo dois rios em forma de amor. Com valentia e bravura seu povo lutou. E fez morada. Na conhecida Sentinela Capixaba”, dizia o enredo cantado pelo público empolgado pela mensagem.
Representando os agricultores e policiais valentes e bravos, que foram mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado, a Novo Império enfatizou o termo “Sentinela”.
A frase “Sentinela Capixaba” faz parte até do brasão da bandeira do município e que com orgulho preserva à memória dos que resistiram com bravura e valentia em defesa de seu território. Os componentes da escola fizeram bonito com muita alegria e a bateria afinada foi uma atração à parte.
Povos
Uma grande homenagem à natureza e seus povos originários, índios que residiam no local como verdadeiros donos da terra. Belas fantasias representando os primeiros habitantes do lugar, harmonia de cores e muita vontade de levar o título marcaram a apresentação da Novo Império que fez bonito na abertura dos desfiles da noite de sábado.
A agremiação contou com 1.600 componentes, três carros alegóricos, dois tripés e 22 alas.
“Novo Império é paixão, razão da minha vida. Tá no meu coração, és meu bem querer. Gira coroa conhecendo o paraíso. Encantado por Barra de São Francisco”, numa letra que foi uma declaração de amor a um dos municípios que quando descoberto surpreende”, uma pequena amostra da letra que foi feliz ao mostrar a força de uma terra vibrante.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui