PMV conclui última concretagem da 1ª fase da reurbanização da Grande São Pedro
A Prefeitura de Vitória concluiu a fase marítima das obras de reurbanização da orla da Grande São Pedro (1ª etapa). A concretagem do último trecho de deques, píeres e arquibancadas alagáveis foi acompanhada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pelo secretário de Obras, Gustavo Perin, nesta quinta-feira (21).
Já foram concluídas 76% das intervenções propostas para a primeira etapa, que contempla a reurbanização do trecho entre São Pedro e Ilha das Caieiras, num total de 1,16 km. O investimento é de R$ 96.033.385,96 e recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
As obras continuam em terra. Em setembro, a totalidade da primeira etapa será concluída com a construção de: estacionamento; paisagismo; passeio contínuo com calçada; ciclovia; instalação do piso nos deques, arquibancadas alagáveis, rampas e nos cinco atracadouros; construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos e praça da quadra.
“Hoje, estamos visitando a última concretagem do deque da primeira etapa da orla de São Pedro. A urbanização dessa orla era um sonho antigo da nossa cidade e um desejo dos moradores da região que hoje se tornou uma realidade. Uma obra espetacular que muda completamente a realidade da região”, disse o prefeito.
Em breve, a comunidade verá o início das obras da 2ª etapa, que contempla a reurbanização das orlas de quatro bairros: Santo André; Redenção; Nova Palestina e Resistência, totalizando 4,04 quilômetros. O investimento é de R$ 107.794.883,25, com 28 meses de obras na modalidade de contratação integrada, com recursos do BID.
Vitória de Frente para o Mar
O investimento de mais de R$ 200 milhões na região da Grande São Pedro integra o projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo requalificar as orlas de Vitória por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, assim como a promoção de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
Para 2ª etapa, estão previstas as seguintes intervenções:
• Reurbanização das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
• Passeio contínuo à beira-mar com deques, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e reurbanização de passeios em piso intertravado;
• Cinco queimadores de mariscos – para os pescadores e desfiadeiras de siri;
• Implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro;
• Ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);
• Iluminação pública;
• Rede de drenagem;
• Recuperação do manguezal;
• Paisagismo e incremento da arborização urbana;
• Academias de Idosos, Academias de Jovens e Parks Kids.
Orla 2C
O projeto Vitória de Frente para o Mar continua na região norte da ilha com o edital para contratação integrada de empresa ou consórcio especializado na elaboração do projeto básico, executivo de engenharia e execução das obras de urbanização das orlas de Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi.
As intervenções em 47 mil metros quadrados foram orçadas em R$ 51.071.343,90, com prazo de execução de 24 meses. Estão propostas a criação de uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.
Avenida Beira-Mar
O trecho beneficiado com a reurbanização em estudos fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. O objetivo é promover:
• Acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis;
• Implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço;
• Valorização do potencial paisagístico.
• Apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social;
• Aumento do poder de atratividade da Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade;
• Melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização desse meio de transporte.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui