Cariacica recebe projeto piloto “Favela 3D” do Instituto Gerando Falcões

Cariacica recebe projeto piloto “Favela 3D” do Instituto Gerando Falcões

Piranema, em Cariacica, será o primeiro bairro do Espírito Santo, a receber o projeto “Favela 3D”, que visa a extinguir a miséria em todo o país. O projeto visa a implantação dos serviços básicos que darão dignidade aos moradores e também as melhorias físicas que serão realizadas em prol do território. Além disso, promove o desenvolvimento social, digital, geração de renda às comunidades.

A assinatura do Protocolo de Intenções do projeto, que é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e o Instituto Gerando Falcões, acontece nesta quarta-feira (24), às 10h, no Palácio Anchieta.

O Favela 3D propõe ainda uma transformação das favelas que vai além da estética. O projeto, que já funciona em Favela Marte, em São José do Rio Preto, São Paulo; Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas; Morro da Providência, no Rio de Janeiro; entre outras, é focado na melhoria da qualidade de vida, com intervenção urbana, educacional, social, de segurança pública, além, é claro, do desenvolvimento econômico.

 

Sobre o projeto

O Projeto Favela 3D funciona desde 2021, buscando interromper o ciclo da pobreza e transformar as favelas de maneira inteligente e autossustentável. Considerado um projeto inovador, atua em três pilares importantes com as comunidades, como urbanismo social e ecologia, que apoia por meio de ações de habitabilidade, urbanismo e ecologia, aumentando dignidade e qualidade de vida para a população em vulnerabilidade.

As ações de geração de renda, que buscam realizar ações de capacitação profissional, apoio ao emprego e renda, empreendedorismo e crédito para a população local, com medidas que fomentem a quebra do ciclo de pobreza nos horizontes de curto, médio e longo prazo.

Já as ações de desenvolvimento social e digital focam na inserção e acesso a serviços, oportunidades e fortalecimento dos vínculos comunitários. Desta forma, são aplicadas medidas que fomentem a redução de privações sociais e políticas que reduzam o ciclo de pobreza.

 

Serviço:

Assinatura do Protocolo de Intenções entre Governo do Estado e Instituto Gerando Falcões
Data: 24 de janeiro, quarta-feira
Horário: 10 horas
Local: Palácio Anchieta – Rua João Clímaco, s/nº, Vitória