João Bananeira monta banda de congo mirim com as crianças no CMEI Alzira Maria de Jesus, em Aparecida

João Bananeira monta banda de congo mirim com as crianças no CMEI Alzira Maria de Jesus, em Aparecida

Com direito a uma banda de congo mirim, com apito, casacas e tambores, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alzira Maria de Jesus, no bairro Aparecida, conheceram a história do João Bananeira, patrimônio imaterial e cultural de Cariacica. Participaram 100 alunos de 2 e 3 anos do 1º ao 3º anos do ensino infantil.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e de Educação (Seme), e tem o objetivo de levar a figura do João Bananeira para dentro das escolas por meio de apresentações feitas pelos alunos, além da história do personagem, com direito a caracterização, roupas típicas, instrumentos do congo e muita animação.

A apresentação também é interativa. As crianças participam o tempo inteiro ao longo da história da origem do personagem, contada pelo dançarino e artista Alfredo Godô. Além de assistir à apresentação, os alunos fazem vários objetos de artesanato, máscaras, cartazes e desenhos com a figura do João Bananeira para recebê-lo. Vestem as máscaras, tocam em objetos e nos instrumentos musicais, como a casaca. Eles também fizeram oficina de pintura de minimáscaras

“É uma história muito enriquecedora. Faz com que as crianças, desde muito cedo, conheçam esse personagem que é tão importante para a cultura de Cariacica”, afirmou Rúbia de Almeida Salles, diretora do CMEI Alzira Maria de Jesus.

Para o dançarino e artista Alfredo Godô, que dá vida ao personagem no João Bananeira nas Escolas, o ensinamento que as crianças têm na rotina escolar é levado para os pais e responsáveis . “Os alunos entram na história. Eu trago os materiais originais do congo, os instrumentos, e tudo isso é feito de forma leve e lúdica. Então, isso é muito gratificante”.

“Eles já desde cedo fazendo parte, conhecendo os instrumentos, vestindo as máscaras. Já vão sair daqui para poder falar com o pai, com a mãe, que conheceu o João Bananeira, e que o dia na escola foi muito bacana, com toda a certeza”, complementou Godô.

O João Bananeira nas Escolas também é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Funcultura. O projeto retorna em junho.