Brilho Acadêmico: Estudante que Conquistou Medalha de Ouro na Olimpíada de Química é Homenageada
Reconhecer o protagonismo estudantil e valorizar uma conquista significativa. A estudante Vitória Cruz de Aguiar, que cursa o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, localizada em Jardim Camburi, recebeu uma placa de homenagem por conquistar medalha de ouro na 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) a nível estadual, além de uma menção honrosa a nível nacional.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, receberam Vitória na manhã desta segunda-feira (20), na sala de reuniões da PMV.
“A união do poder público com as famílias na educação tem produzido resultados excelentes no nosso município. Essa parceria sempre traz bons frutos para a comunidade escolar. Meus sinceros parabéns para a Vitória, que merece todo o reconhecimento pelo esforço e dedicação, e por ser pioneira nessa conquista na 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química. Tenho certeza de que ela será uma inspiração para os demais estudantes, para que possam sonhar mais alto. Todos os nossos estudantes têm potencial para conquistas como essa, e é por isso que nossa cidade tem a melhor educação dentre todas as capitais do Brasil. Parabéns para a Vitória e para a sua família!”, disse o prefeito.
“A dedicação e habilidades demonstradas pela Vitória são fontes de inspiração para toda a rede de ensino. Que essa conquista seja um incentivo para futuras realizações e para que mais jovens talentosas se destaquem em áreas científicas. Isso reforça a importância de apoiarmos e incentivarmos nossas estudantes a alcançarem seu potencial máximo, deixando claro que elas podem ocupar todos os espaços que quiserem. Desejo a ela que todo este reconhecimento seja apenas o início de uma jornada repleta de realizações. Agradeço e parabenizo também toda a equipe escolar da Emef Maria Maria Madalena de Oliveira Domingues, que realiza um trabalho de excelência com os estudantes, e ao prefeito por viabilizar todos os investimentos para qualificarmos a rede de ensino”, ressaltou a secretária Juliana.
A estudante expressou sua gratidão a seus familiares, à toda equipe escolar da Emef localizada em Jardim Camburi e também aos seus colegas de turma. E também deixou um recado: “com esforço, dedicação e persistência, as recompensas chegam e portas se abrem”.
“Gostaria de agradecer primeiramente a minha família, que sempre me apoia e me motiva a almejar novas conquistas, e fazem a diferença todos os dias na minha vida. Além disso, quero agradecer a toda equipe da escola, que faz um ótimo trabalho e sempre trata a todos os estudantes com zelo e carinho. Agradeço também à Prefeitura de Vitória, por todo apoio e por essa homenagem que recebi aqui hoje”, disse a estudante.
Família presente
Vitória também contou com a companhia de sua família para receber a homenagem. Orgulhosos e cheios de alegria, estiveram presentes a mãe, Sani Elidi Chaves da Cruz; o pai, Jorge de Aguiar Júnior; e suas irmãs, Isabelle Cruz de Aguiar e Julia Cruz de Aguiar, que também estudam na mesma escola que Vitória, no 3º e 6º ano, respectivamente.
“É gratificante ver todo o esforço e dedicação dela sendo recompensados. Vitória é muito estudiosa e dedicada e nos enche de orgulho e alegria saber que ela é capaz disso tudo”, disse a mãe orgulhosa. “Eu estou muito orgulhosa, a Vitória realmente gosta muito de estudar e nós fazemos tudo que é possível em casa para ajudá-la. Ela merece tudo isso porque se esforça e se dedica muito”, disse a irmã, Júlia.
Trabalho pedagógico
Quem também fez questão de acompanhar a homenagem recebida pela estudante foi Renato Goltara, atual diretor da unidade de ensino em que a Vitória estuda desde o 1º ano do ensino fundamental. Ele também foi acompanhado pela professora Renata Moreira e pela pedagoga Tânia Pereira Leal.
“Vitória é uma das nossas joias, porque consideramos que todos os nossos estudantes são. Mas ela está de parabéns por todo o destaque que alcançou, fruto de muito esforço e dedicação, além do apoio efetivo de sua família, e fico feliz por ver todo o reconhecimento que ela tem recebido. Agradeço também a secretaria de Educação e a Prefeitura de Vitória, que têm nos apoiado para que possamos continuar garantindo um atendimento educacional de qualidade em nossa unidade de ensino.
Renata Moreira foi a professora responsável por auxiliar Vitória e sua mãe, Sani, a se inscrever na Quimeninas. A educadora conta que analisou os conteúdos que poderiam ser cobrados na prova e indicou alguns materiais extras que a aluna poderia consultar, mas ressalta que todo o mérito da conquista é da Vitória, que se dedicou ao máximo em toda a preparação para realização da prova.
“Inicialmente, ela disse que participaria só para fazer um teste, e quando vimos esse resultado alcançado por ela ficamos muito felizes. Entre dez meninas de destaque na Quimeninas, Vitória é a única de escola pública, o que torna esse resultado ainda mais expressivo. Estou muito orgulhosa e satisfeita por poder ter participado dessa jornada”, disse a educadora.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.