Antiguidades em Destaque: Estreia da Feira na Rua da Lama é um Triunfo em Jardim da Penha

Antiguidades em Destaque: Estreia da Feira na Rua da Lama é um Triunfo em Jardim da Penha
Feira de Antiguidades da Rua da Lama.

Está decretado! A nova Rua da Lama, famosa pela gastronomia, cultura, vida noturna e boemia passa agora a ser referência em antiguidades. A nova realidade é possível graças a “Feira de Antiguidades da Rua da Lama” que teve a sua primeira edição realizada no sábado (16).

Uma quadra completa recebeu 20 expositores que comercializaram de moedas antigas a discos de vinil levando alegria, nostalgia e curiosidade aos visitantes.

A arquiteta Caroline Gava de 31 anos foi acompanhada da mãe à Feira e elogiou a iniciativa: “Está muito legal o movimento que traz mais vida pra cidade. Tenho um escritório aqui na Rua da Lama e percebi que desde a reforma houve um aquecimento da região. Soube da Feira pelas redes sociais da Prefeitura e viemos prestigiar”, disse.

Outro visitante foi o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini que parabenizou a primeira edição do evento.

“O evento está espetacular! Tivemos inclusive o retorno de diversos expositores que estão muito felizes e agradecidos à iniciativa da Prefeitura. Nós também estamos igualmente satisfeitos. Os expositores, os comerciantes abraçaram essa ideia e hoje nós temos aqui arte, cultura, diversão, música de qualidade e entretenimento. Vamos nos preparar para a segunda edição, porque a primeira, já é um sucesso”, comemorou o prefeito.

Tradição

“Todo grande centro urbano tem uma feira de antiguidades. Essa era a oportunidade pela qual estávamos esperando. A Prefeitura está de parabéns! Nota 10! Estamos muito felizes em participar desse primeiro dia e muito animados para os próximos que virão”, declarou o expositor Ronilson Erlacher que trabalha junto à esposa, Luciana.

O comerciante Bruno Furtado, que trabalha há 15 anos no local também celebrou a nova Feira: “Há tempos queríamos algo desse tipo para a nossa rua. Essa feira veio para validar todo esse investimento que a Prefeitura fez aqui de mais de quatro milhões. A Rua da Lama segue agora um novo caminho com ainda mais cultura, vida e movimento nos estabelecimentos”, celebrou.

Feira de Antiguidades da Rua da Lama.

Cultura

O projeto “Feira de Antiguidades da Rua da Lama”, da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), deverá acontecer sempre no primeiro sábado de cada mês no mesmo local, na Avenida Anísio Fernandes Coelho, no bairro Jardim da Penha, conhecida como Rua da Lama. O horário também permanecerá o mesmo, sempre das 9 às 15 horas.

A ação reúne diferentes segmentos onde a população pode adquirir antiguidades diversas como porcelanas, pratas, objetos de bronze, moedas, selos, tapetes, mobílias, colecionismos, bijouterias e até mesmo os famosos “bolachões”: os discos de vinil.

Além de expositores, entre artistas plásticos, colecionadores e apreciadores de objetos antigos, a feira conta com caricaturista produzindo seus trabalhos na hora, pintores produzindo quadros durante a realização do evento além de artistas de rua como músicos e “estátua viva” que tiram da arte urbana o seu sustento.

“Acredito que nós da Prefeitura conseguimos cumprir o nosso papel de dar início a algo que fará parte da história. Daqui há alguns anos, vamos ter orgulho de ter participado desse movimento. As grandes feiras de antiguidade mundo afora têm 40 anos, 50 anos, geralmente nos mesmos pontos: locais de boemia e bairros interessantes. Nossa cidade a partir de agora começa a escrever uma nova história em um segmento cultural, financeiro e de pesquisa que a gente tem muito orgulho”, disse o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Próximas edições

A próxima edição da Feira de Antiguidades da Rua da Lama já tem data definida: o primeiro sábado do próximo mês de janeiro, dia 6.

“Nossa próxima etapa é o fortalecimento da nossa Feira. Antes de pensarmos em ampliação, nosso objetivo é consolidá-la como uma referência em antiguidade. Nós até nos surpreendemos com o número de pessoas interessadas nesse movimento e até mesmo fazendo reservas e solicitações para participar das próximas. Sinal de que estamos no caminho certo”, finalizou Henning.

Feira de Antiguidades da Rua da Lama.