Arena Tartarugão será palco do IV Intercâmbio e Open Capixaba de kata

Arena Tartarugão será palco do IV Intercâmbio e Open Capixaba de kata

De sexta-feira a domingo (19 a 21),  a Arena Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, será palco para o IV Intercâmbio e Open Capixaba de kata, reunindo 120 participantes no tatame, além de grandes nomes de judô brasileiro para apresentações de kata. O evento é uma realização da Federação Espírito-santense de Judô, com o apoio da Confederação Brasileira de Judô e da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha.

“Os kata são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa. Para a execução de um Kata é necessário levar em conta os seguintes fatores: força, velocidade de execução, postura, atitude e boa forma física”, segundo explicam os especialistas.  O Kata, que literalmente significa forma, é praticado seguido um sistema pré-determinado de técnicas, divididas nas classes ou categorias: Nage-no-kata, Katame-no-kata, Ju-no-kata, Kime-no-kata e Kodokan-goshin-jutsu.

A solenidade de abertura está marcada para começar nesta sexta-feira, às 19 horas, com um seminário de nage-no-kata e palestra com o professor Rioiti Uchida, de São Paulo, detentor de 28 títulos internacionais, consagrado campeão mundial de judô por 15 vezes e coordenador pan-americano de kata. No sábado e domingo, as competições terão início às 8 horas e prosseguem até à noite, por volta das 19 horas.

O intercâmbio terá a representatividade de Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Distrito Federal e Bahia, com a presença de diversos medalhistas internacionais, entre eles o sensei Rioti Uchid, o sensei Leandro Alves, que foi vice-campeão mundial por duas vezes
Também está presente a dupla Roberto Carlos e Nádia Hori, que foi campeã brasileira diversas vezes e também conquistou o Campeonato Panamericanno de Judô e agora está disputando o circuito mundial. Além da dupla, também estarão no evento Ponterclair Segovia e Locimar Pinheiro, medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Kata 2023.

No sábado, das 8 às 9 horas, será oferecido uma aula aberta e gratuita para crianças de 5 a 10 anos, e às 19 horas, haverá também uma aula gratuita de defesa pessoal e comportamento seguro, dedicado ao público feminino.

A Abertura do Open Capixaba de kata está marcada para domingo (21), às 8 horas, com apresentações das equipes de vários estados. A Federação Espírito-santense de Judô espera receber um público estimado em 1.500 pessoas, durante os três dias de evento.

Serviço:
IV Intercâmbio e Open Capixaba de kata
Data: Sexta a domingo (19 a 21). Abertura será na sexta-feira, às 19 horas; sábado e domingo, das 8 às 19 horas
Local: Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Arena Tartarugão), Rua Itaperuna, nº 150, Coqueiral de Itaparica.