Assistência Social de Vitória realiza averiguação cadastral do CadÚnico

Assistência Social de Vitória realiza averiguação cadastral do CadÚnico
Logo Cadúnico

A Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios, realiza a verificação cadastral das famílias identificadas pelo Governo Federal que estão em averiguação de renda (situações em que existe inconsistência de renda), averiguação unipessoal (situação em que há inconsistência de composição familiar) e em revisão cadastral (cadastros desatualizados há mais de 2 anos). Esse processo de qualificação cadastral será feito durante todo ano de 2024.

De acordo com o levantamento feito pela Semas frente aos dados do Governo Federal, 2.670 famílias estão na lista para averiguação cadastral e outras 6.888 famílias em revisão cadastral. O território que possui maior número de famílias em averiguação é o da região de Maruípe com um total de 340 famílias, já o território que possui o maior número de cadastros desatualizados há mais de dois anos que estão em revisão cadastral é o da região Continental com 881 famílias.

A Coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios da Semas, Fernanda Ferreira, explicou que as normas, os procedimentos foram todos definidos pelo Governo Federal cabendo ao município a organização para atendimento das famílias de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.”Há prazos estabelecidos para bloqueios e cancelamentos nos benefícios”, destacou ela.

De acordo com a Instrução Normativa do Ministério de Desenvolvimento Social, que define os prazos e procedimentos a serem realizados junto as famílias inscritas no Cadastro Único, caso essas famílias identificadas não regularizem a situação do seu cadastro poderão ter os benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuidade (BPC) interrompidos.

Poderão ser bloqueados, também, o Vix + Cidadania e todos os outros benefícios sociais ofertado pelo município que utilizam o CadÚnico como base de dados.

Fernanda Ferreira reforçou que as famílias que tiverem dúvidas quanto a sua situação devem procurar os Serviços onde são atendidas ou acompanhadas.

A Secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, enfatiza para a importância das famílias avaliarem sua condição frente às informações registradas no CadÚnico e, assim, evitarem bloqueio ou suspensões. “Nossos trabalhadores estão mobiliados e extremamente comprometidos no acolhimento e orientações às famílias”, disse ela.