Barramares e Barra do Jucu oferecem grupos de apoio para tratamento de ansiedade

Barramares e Barra do Jucu oferecem grupos de apoio para tratamento de ansiedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está no topo do ranking mundial de ansiedade, afetando 9,3% de sua população. Buscando proporcionar melhor entendimento sobre o transtorno e lidar com essas emoções, as Unidades de Saúde de Barramares e da Barra do Jucu ofertam atividades em grupo para moradores.

Em Barramares, são duas turmas, às quintas-feiras, voltadas para pessoas com idades entre 25 a 49 anos, e às sextas-feiras para o público com mais de 50 anos. As atividades são guiadas por psicólogos, e os participantes são incentivados a expressarem seus sentimentos e compartilhar experiências. Também praticam técnicas de meditação, entre outras ações.

“É um tratamento preventivo para ampliação de repertório de estratégias emocionais para manejo dos sintomas ansiosos”, explicam os psicólogos.

“Acalme-se”

Na Barra do Jucu são ofertados grupos de atividades para jovens, adultos e idosos. Um deles é o “Acalme-se”, que tem como objetivo informar sobre o funcionamento da ansiedade e ofertar técnicas de manejo para prevenção e redução dos sintomas do transtorno. Acontece todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, às 13h30, no auditório da Unidade, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Já o Grupo de Manejo de Ansiedade se reúne todas as segundas e quartas terças-feiras de cada mês, às 13h30. Os participantes praticam técnicas de relaxamento, práticas de consciência corporal e alongamento com a finalidade de promoção de bem-estar e saúde mental.

A Unidade de Saúde na Barra do Jucu oferta ainda, para tratamento de ansiedade, duas práticas integrativas em saúde: o grupo de Reiki, que acontece toda terça-feira, às 15 horas, e ioga, às terças e quintas-feiras, às 18 horas.

Inscrição

Os interessados em participar dos grupos devem se inscrever nas Unidades de Saúde de Barramares e da Barra do Jucu. As atividades são voltadas para moradores dos bairros onde as Unidades estão inseridas e arredores.