Blitz em Vitória: 25% das multas são por irregularidades na CNH

Blitz em Vitória: 25% das multas são por irregularidades na CNH
Blitz de Trânsito Guarda Municipal de Vitória, GTO

Motoristas têm negligenciado um item obrigatório para se conduzir: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso pode ser verificado, conforme ocorreu na última blitz realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV): 25% dos autos de infração são por irregularidades envolvendo o documento.

A blitz foi feita na noite de sábado (16), na Avenida Serafim Derenzi, em Santo Antônio. Durante 2 horas e 30 minutos, foram 72 autuações feitas pelo Grupamento Tático Operacional (GTO) da GCMV. Desse total, 18 delas são de motoristas que não possuem CNH, ou com o documento vencido ou cassado, entre outras irregularidades. A situação é preocupante.

“Percebemos que nem um item primordial que é estar adequadamente habilitado para a condução de veículo automotor está sendo atendida. São condutores que não deveriam estar circulando com veículos, uma vez que não têm a capacitação devida, oferecendo riscos para eles, seus passageiros e também para os demais elementos do trânsito”, destacou Brunno Xavier, Gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (GOFT) da Guarda de Vitória.

Entre os 67 carros e motos parados na blitz, 29 deles não estavam com o sistema de iluminação  adequado. “A iluminação veicular é  necessária para orientar os demais condutores, os pedestres e ciclistas que compartilham as vias. O objetivo será sempre evitar acidentes para proteger vidas e também evitar danos a bens”, detalha Xavier.

Remoção

Durante a blitz na Rodovia Serafim Derenzi, oito veículos precisaram ser removidos para o pátio da prefeitura em razão da aplicação da medida administrativa pelo atraso de licenciamento.

Operações como estas tendem a aumentar, agora em dezembro, em razão do intenso fluxo de veículos na cidade. “É perceptível a qualquer um que a cidade está cheia e que requer mais cuidado por parte dos condutores”, observa Brunno Xavier.

A fiscalização esteve presente em todo o ano de 2023, com mais de 20 mil veículos abordados em toda a cidade. Agora no Verão, as operações irão se intensificar nas regiões de praia da Capital.