Campanha de Vacinação Contra o Sarampo Alcança Hotéis e Aeroporto em Vitória

Campanha de Vacinação Contra o Sarampo Alcança Hotéis e Aeroporto em Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) iniciou uma programação de vacinação contra o sarampo para os trabalhadores dos hotéis e do aeroporto da capital, por serem pontos estratégicos de alta circulação de pessoas e grande fluxo de viajantes. A ação teve início no dia 08 de fevereiro (quinta-feira), no Hotel Go Inn.

A ação ocorre mediante o alerta epidemiológico de caso importado de sarampo pelo Ministério da Saúde e pela OPAS na Região da Américas no final de janeiro. O último caso confirmado de sarampo em Vitória foi em 2019 e foi adquirido no estado de São Paulo.

“Sabemos que a ação mais importante para a proteção de todos é a vacinação, como medida de prevenção. Nosso objetivo é vacinar a população ainda não imunizada, retornar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como o sarampo”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio.

Atualmente, a cobertura vacinal do município de Vitória está em 88,27%. Nesse sentido, torna-se necessário o engajamento de todos sobre a importância da vacinação com o objetivo de mudarmos, juntos, esse cenário e evitar a reintrodução da doença no nosso município e no Brasil.

A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Ela é ofertada para a população até 59 anos, de acordo com as indicações do calendário nacional de vacinação de rotina.

Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses de idade. O esquema consiste em duas doses até 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde do município, sem necessidade de agendamento.

Ações

Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a equipe realiza a ação no Aeroporto de Vitória e nos nos dias 21 (quarta-feira) e 22 (quinta-feira), no Hotel Quality.

Fonte: PMV