Caps Beija-flor recebe a comunidade para celebrar cinco anos de atividades
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Beija-Flor, localizado no bairro Novo México, está comemorando cinco anos de atividades e a celebração será de segunda-feira (20) a quarta-feria (22), com uma série de atividades aberta à comunidade.
Apresentações culturais vão abrir a programação, na segunda-feira (20), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Cocal. O grupo de dança ‘Inimigos do Ritmo’ se apresentará às 14h30, seguido do coral do CCI, às 15 horas, e do grupo de Música do Caps II, às 15h30. O encerramento do primeiro dia de comemoração ficará a cargo do grupo de Atividades Físicas do Caps II.
O segundo dia de atividades, na terça-feira, será voltado exclusivamente aos usuários do Caps Beija-Flor e seus familiares. Serão ofertados vários serviços de saúde, como vacinação, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e ação educativa em saúde bucal.
O encerramento da semana comemorativa será na tarde de quarta-feira (22), a partir das 13 horas, com apresentações de cordel, teatro com fantoches, leitura de poesia e até um desfile. O artista Joaquim Bispo vai abrilhantar o evento, com suas músicas autorais de capoeira.
Sobre o Caps Beija-flor
O Caps Beija-flor é um serviço especializado que atende adultos com transtorno mental grave e persistente, promovendo a reabilitação psicossocial e o cuidado através de ações nos campos do trabalho/economia solidária, educação, cultura, arte, direitos humanos e cidadania.
O acompanhamento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por terapeutas ocupacionais, médicas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, técnicas de enfermagem, profissional de educação física, arterapeuta, musicoterapeuta, farmacêutica, além de profissionais de nível médio. Além disso, o Caps realiza articulação intra e intersetorial com equipamentos da rede, sendo responsável por ordenar o acompanhamento em saúde mental no município.
O acompanhamento no Caps é realizado principalmente através de atividades coletivas, que ocorrem nos formatos de grupos terapêuticos, oficinas, assembleias, entre outros.
Para ser acolhido no equipamento, o munícipe pode comparecer diretamente ao serviço nas quartas-feiras, quando são disponibilizadas duas vagas para acolhimento de demanda espontânea, ou se dirigir à Unidade de Saúde mais próximo de sua residência, que realiza o encaminhamento e o agendamento do acolhimento no Caps, caso seja verificada a necessidade.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui