Cariacica avança na educação com projetos e melhorias
Em Cariacica a educação é prioridade e o ano de 2022 foi marcado com muitas ações importantes, como a consolidação de projetos, reforma do plano de cargos e salários do magistério e muitas conquistas.
Ainda sentindo os impactos da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) superou desafios e criou novas oportunidades, como o fortalecimento do Centro de Mídias e o aplicativo Dever em Casa, que oportunizou aos alunos uma forma democrática de ter acesso às atividades educacionais.
Os espaços escolares foram reformados: 57 unidades ganharam cara nova pelo programa Renova Escola e seis novas escolas foram entregues.
Para José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação, 2022 foi um ano revolucionário. “Avançamos muito neste ano. Foram tantas conquistas, como o desenvolvimento e fortalecimento das escolas cívico-militares e em tempo integral, o Vem Cantando Kids em sua primeira edição, os avanços tecnológicos, como as aulas de robótica. Para 2023 as expectativas são altas e vamos dar sequência às reformas das unidades que ainda não foram contempladas pelo Renova Escola. Vamos potencializar o Centro de Mídias, garantindo a produção de conteúdo de reforço escolar no contraturno remoto pelos canais abertos de TV e investir ainda mais em tecnologia para as escolas de Educação Infantil, com a aquisição de mesas interativas pedagógicas”, contou.
Confira os destaques da Secretaria de Educação em 2022
Oito escolas estaduais municipalizadas: com essas novas unidades, mais de 4 mil alunos foram integrados à rede municipal. Com a ampliação, o município passa a ofertar mais vagas anualmente. Passaram a ser escolas municipais as seguintes unidades: Emef Adalberto Queiroz, em Bubu; Emef Antônio Esteves, em Vera Cruz; Emef Boa Vista, em Novo Brasil; Emef José Maria Ferreira, em Nova Brasília; Emef Pautila Rodrigues Xavier, em Jardim América; Emef Ventino da Costa Brandão, em Rosa da Penha; Emef Wellington Ferreira Borges, em Antônio Ferreira Borges; e a Escola Cachoeirinha, que ficou incorporada à Emef Valdici Alves Baier, em Prolar.
Projeto Interação Pedagógica e Recomposição da Aprendizagem: a Seme lançou um programa para aumentar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas municipais em 2022. Trata-se do Projeto Interação Pedagógica e Recomposição da Aprendizagem, uma série de diretrizes que serão aplicadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, em todas as escolas da rede. Um dos principais desafios do projeto é conseguir identificar nos alunos as competências e habilidades que ainda não foram consolidadas durante o período de pandemia, quando foram realizadas atividades de forma remota ou em sistema híbrido, entre os anos de 2020 e 2021.
Escola cívico-militar Emef Coronel PM Orlady Rocha Filho: inaugurada em março, a unidade de ensino, que está localizada em Itanguá, tem capacidade para receber 330 alunos do 6º ao 9º anos. A prioridade é oferecer um ensino de excelência, em tempo integral.
Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima: em abril foi entregue mais uma unidade: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, em Jardim América. O local é a sede da antiga Escola Estadual Afonso Schwab, que pertencia ao Governo do Estado e estava fechada. O espaço foi cedido ao município de Cariacica para abrigar a escola cívico-militar com capacidade para 800 alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º anos). A escola conta com 12 salas de aula e quatro salas de projetos, em uma área de 3.333,20 metros quadrados.
Segundo CMEI em tempo integral de Cariacica é inaugurado: a unidade tem capacidade para 200 alunos e conta com 10 salas de aula em uma área de 1.169,96 m². O Cmei conta com sala de múltiplo uso, pátio coberto com playground, pátios descobertos e jardins, além de salas especiais para o corpo docente.
1º Vem Cantando Kids: o evento reuniu 400 crianças de 4 a 10 anos de Cariacica e foi um sucesso. Os jovens cantores brilharam nas categorias Intérprete e Aluno e Família ou Servidor.
Melhoria do plano de carreira e de cargos e salários: o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município finalmente aconteceu. Em 2022 eles passaram a contar com o melhor plano de carreira da região metropolitana do Espírito Santo. O crescimento salarial ocorrerá por nível de formação (vertical) e por merecimento (horizontal). Com as alterações, o município conta agora com uma carreira moderna e em cumprimento de piso nacional e de hora/atividade. A cidade de Cariacica passa a ser referência nacional em carreira, pois a dispersão salarial, do ingresso até a aposentadoria no nível mais elevado, será de 215%.
Projeto Banda na Escola: a banda do Exército passou pelas escolas da rede dando um show de música, tocando funk, sertanejo e até música do Tik Tok. A parceria com a banda do 38º Batalhão de Infantaria (BI) visa a aproximar a comunidade local das forças armadas, proporcionando momentos de interação e despertando o conhecimento sobre os instrumentos, estilos musicais e atuação dos militares na sociedade.
Auxílio internet para professores tem reajuste e agora é permanente: A Seme, que possui diversas iniciativas voltadas para o aprendizado on-line, continuou incentivando os professores a usarem ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de seus conteúdos educacionais. O valor do auxílio internet, realizado por meio do programa Educa-Ação Cariacica, foi ampliadode R$ 50,00 para R$ 80,00 mensais.
Cariacica terá polo de educação a distância com cursos oferecidos pela Ufes: Cariacica terá, a partir de 2023, um polo de educação a distância com quatro cursos (duas graduações e duas especializações) oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O polo é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um projeto do Governo Federal. O convênio inicial será com a Ufes, mas os próximos podem ser com outras instituições federais ou particulares de ensino superior ou técnico.
Delegação de Cariacica conquista 23 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo: a equipe paralímpica da Seme é um sucesso. Nas Paralimpíadas Escolares realizada em setembro a equipe retornou para Cariacica com a bagagem cheia: foram 16 medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze, totalizando 23 conquistadas. Conhecida como “Os Camisas Verdes”, a delegação de Cariacica era a maior do Espírito Santo na modalidade atletismo. Os paratletas fazem parte do Projeto Cariacica 21 Paralímpico-Escolar.
Emef Olivino Rocha é a primeira de Cariacica 100% climatizada: localizada em São João Batista, com capacidade para 224 alunos, tem agora todas as suas salas com ar-condicionado. A climatização da Emef é um projeto-piloto da Seme. A partir de agora a secretaria vai fazer um estudo do impacto financeiro do consumo e da manutenção dos equipamentos para posteriormente investir na climatização das demais escolas.
Mais três unidades em tempo integral e nova escola cívico-militar em 2023: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Eurides Gabriel, em Campo Belo; Antônio Esteves, em Vera Cruz; e Deocleciano Francisco da Vitória, em Vista Dourada, vão oferecer ensino em tempo integral no próximo ano. Já a Emef Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá, passará a ser cívico-militar.
Curso de Auxiliar Técnico de Audiovisual para estudantes da EJA: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Cariacica apresentou uma novidade para o aluno que deseja aprender uma nova profissão e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Por meio do Centro de Mídias, em parceria com a empresa R1 Projetos,Tecnologia e Entretenimento, a Seme promoveu um curso de qualificação profissional de Auxiliar Técnico de Audiovisual para os estudantes.
Aluna da rede municipal da Cariacica fica em segundo lugar concurso MPT na Escola: foi brincando com as palavras e usando a imaginação, que Sophia Bessa, aluna da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, ficou em segundo lugar da etapa nacional, na categoria Conto, do concurso do Ministério Público do Trabalho, o MPT na Escola, que avalia criações artísticas que tenham como tema a luta contra o trabalho infantil.
5º Vem Cantando, recorde de votos: nesta 5ª edição, houve um recorde de inscritos: mais de 500 candidatos participaram das audições que começaram em outubro e, na final, mais de 68 mil votos computados, marcando o recorde entre as cinco edições. Os ganhadores de cada categoria receberam um videoclipe profissional produzido, um notebook, troféu, medalha e uma bolsa integral de curso de inglês ou espanhol. O melhor da noite, escolhido pelos jurados, levou uma TV de 50 polegadas.
Alunos da EJA são aprovados em cursos profissionalizantes no Ifes: 45 alunos que fazem parte da EJA em Cariacica foram aprovados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O Proeja é voltado a jovens e adultos com idade igual ou superior a 18 anos com o ensino fundamental completo, que não tenham cursado o ensino médio ou com o ensino médio incompleto. Neste programa, jovens e adultos têm a possibilidade de cursar o ensino médio articulado à qualificação profissional. Os alunos que passaram no Ifes são das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cariacica.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.