​Chuva e calor contribuem para a proliferação do mosquito da dengue

​Chuva e calor contribuem para a proliferação do mosquito da dengue

Casos de dengue estão em alta em todo o país. Em Vila Velha, em janeiro, até o dia 27, foram registrados 545 casos. Esse aumento já era previsto em função do calor e das chuvas, fatores que aceleram o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti.

Para coibir a proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha realiza ações diárias, inclusive de educação em saúde, além de visitas domiciliares a fim de orientar a população sobre a necessidade de todos unirem forças para redução dos números de casos da doença na cidade.

Essa união entre poder público e população se faz necessária, pois, segundo estudos, mais de 80% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti se encontram dentro das residências. Podem estar nos vasinhos de plantas, caixas d’água, nos ralos e até nos comedouros dos animais. Qualquer cantinho onde possa ter água parada serve para os mosquitos depositarem seus ovos.

Receba os agentes de endemias
A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha reforça ainda a necessidade de o morador receber bem os agentes de combate às endemias, que são responsáveis pelas inspeções das residências e também por orientarem a população sobre os cuidados necessários.
Todos os profissionais trabalham uniformizados e com crachá de identificação com foto e número da matrícula.