Comissão de Desburocratização da Câmara de Vitória aprova uso de QR Code por fornecedores

Comissão de Desburocratização da Câmara de Vitória aprova uso de QR Code por fornecedores

Fornecedores de Vitória poderão divulgar alvará e outros documentos administrativos por meio digital, acessível por código de barras bidimensional (QR Code) ou Plaqueta NFC (Near Field Communication).

A comissão de Desburocratização, Empreendedorismo e Inovação aprovou nesta quarta-feira (15/03) o Projeto de Lei 159/2022 que trata do assunto. O objetivo é reduzir o impacto ambiental, reduzindo o consumo de papel e tinta de impressão.

O autor do Projeto, vereador Davi Esmael, esclareceu que “o que está em debate é a simplificação dos atos pelo uso do QR Code, e a desnecessidade de arquivamento no meio físico da documentação”.

“É uma forma de facilitar pela via digital toda a documentação no município de Vitória”, disse.

Além do alvará , também podem ser divulgados por esse meio digital: a concessão, a inscrição, a permissão, o cadastro, o credenciamento, o estudo, o plano, o registro, dentre outros.

Na hipótese de o Poder Público Municipal ou o consumidor não dispuserem de equipamento para acesso aos documentos, o fornecedor deverá disponibilizá-lo.

Estiveram presentes os vereadores: Dalto Neves, Luiz Emanuel, Vinícius Simões, André Moreira e Davi Esmael.

Confira o que foi apreciado:

1 – Projeto de Lei 159/2022, processo 11353/2022

Autor: Davi Esmael

Ementa: Permite ao fornecedor, no âmbito do Município de Vitória, o arquivamento de documento físico representativo de ato emanado pela Administração Pública em meio digital, acessível por

código de barras bidimensional (QR Code) ou Plaqueta NFC (Near Field Communication), dispensando-se qualquer outra forma de divulgação.

Relator: Karla Coser

Parecer: Pela Aprovação da Matéria.

APROVADO

Fonte : Câmara de Vereadores de Vitória