Conheça os segredos de Jakelyne Zetum para encontrar o tom perfeito da base
Por Jakelyne Zetum Gomes
Para muitas pessoas, acertar a cor da base pode parecer uma tarefa impossível. Ficamos indecisas sobre onde testar a base – na mão, no pescoço, ou no rosto? Devemos combinar a cor com o colo? A base deve ser amarelada, rosada… Além disso, as marcas oferecem poucas opções em alguns casos, enquanto em outros nos sobrecarregam com tantas alternativas. Mas chega de confusão! Jakelyne, maquiadora e nossa expert, vai te ensinar!
Qual é o primeiro passo para acertar a cor da base?
Primeiro, você escolhe o tom: claro, médio ou escuro. Em seguida, você deve considerar o subtom: se é bege ou rosa.
Onde fazer o teste da cor da base?
Após eliminar algumas cores, você deve testar a base no maxilar para comparar a cor do rosto com a cor do colo (nada de testar na mão ou no pescoço, que geralmente são mais claros). O mais importante é deixar a tonalidade dessas duas áreas uniforme. Se o colo for mais escuro que o rosto, você pode subir um ou dois tons na cor da base. Se o colo for muito mais escuro, suba um ou dois tons e finalize com bronzer, fazendo o contorno ao redor do rosto.
A cor pode ser escura, média ou clara?
Sim, o tom pode ser escuro, médio ou claro. Gosto de testar mais de um tom de base: aplico uma faixinha e pego um pouco do produto com o dedo, espalhando-o para ver se ele se funde com a pele. A cor que desaparecer mais é a cor certa!
Sempre leve em consideração a cor do colo. Se ele estiver muito escuro, é preciso reconsiderar a base escolhida. Eu sempre experimento duas cores, uma ao lado da outra, com uma pequena quantidade de produto. Aplico e espalho, sem remover muito excesso, para ver se consigo perceber bem a tonalidade.
E o subtom: amarelado, bege ou rosado? Como saber o seu?
Descobrimos nosso subtom diante do espelho. Ele pode ser mais para o bege ou para o rosa. Algumas pessoas têm um tom de pele mais rosado, com ascendência europeia, o que deixa a pele com um fundo rosa.
Geralmente, os brasileiros têm um tom de pele mais amarelado, em sua maioria, devido à ascendência indígena, oriental ou africana. Quem tem um rosto rosado e colo rosado, deve usar uma base com subtom rosa. Já quem tem um rosto bege e colo bege, deve usar uma base com subtom bege.
E se você tem um rosto bege e colo rosado?
Você sempre deve uniformizar o colo primeiro, pois é a parte maior que fica mais exposta. O colo é quem dita as regras. Se o rosto for bege e o colo rosado, uniformize tudo com uma base rosa. Se for o contrário (rosto rosado e colo bege), uniformize tudo com uma base bege. O subtom bege sempre irá neutralizar o rosado.
Quando a mulher possui um tom de pele extremamente rosado, como no caso de quem tem rosácea ou pele sensível, é bom usar uma base bege para neutralizar o excesso de rosa (ainda assim, a pele terá um fundo rosado). Se o colo for rosado, a diferença não será tão perceptível. Lembre-se: uniformizar é diferente de neutralizar. O bege neutraliza o rosa. Essa é a regra: sempre baseie-se na cor do colo, pois ela fará diferença em uma foto, por exemplo.
“Espero que essas dicas tenham te ajudado a desvendar o mistério de acertar o tom da base! Lembre-se sempre de considerar o seu colo e buscar a uniformidade com a cor do rosto. Com um pouco de prática, tenho certeza de que você conseguirá encontrar a base perfeita para realçar ainda mais sua beleza. Seja confiante e divirta-se experimentando diferentes tons e subtons. A maquiagem é uma forma incrível de expressão e autocuidado. Arrase!
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.