Cras Jucutuquara avança: PMV autoriza obras em imóvel próprio
A Prefeitura de Vitória assinou, neste sábado (25), a ordem de serviço para início da obra de reforma de imóvel próprio para instalação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Jucutuquara. A obra foi contratada por R$ 2.310.440,93 com prazo de execução de 360 dias.
O Cras Jucutuquara atende os bairros de Jucutuquara, Romão, Forte São João, Cruzamento e Fradinhos e hoje funciona em um prédio alugado com dois pavimentos com acesso somente por escada, o que inviabiliza a acessibilidade de idosos ou pessoas com deficiência, além de possuir salas e banheiros sem acessibilidade.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin; a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz; profissionais da Secretaria de Obras e da Secretaria de Assistência Social, além de lideranças comunitárias do bairro Jucutuquara e de bairros vizinhos e lideranças do município.
Em seu discurso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, enfatizou a relevância do papel desempenhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na vida das pessoas: “Ninguém procura Cras porque quer. As pessoas não vão lá apenas para bater-papo ou ficar à toa. Elas vão porque precisam, porque estão enfrentando momentos de dificuldade”.
Pazolini ressaltou que é justamente em momentos como esse em que o poder público deve se fazer presente para oferecer apoio: “É nesse momento que a prefeitura precisa estender o braço, acolher e cuidar dessas pessoas, permitindo que elas possam retomar o rumo de suas vidas. Esse é um momento que faz uma diferença imensa na vida das pessoas”, disse o prefeito.
Em um emocionado discurso, a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou o compromisso e o cuidado da gestão com o Sistema Único de Assistência Social (Suas): “Quero cumprimentar com muito carinho o nosso prefeito, Lorenzo Pazolini, que demonstra um afeto especial pelo Suas e pela Assistência Social. Quero também ressaltar que o Perin, meu colega secretário, e sua equipe, eles não realizam apenas obras, eles realizam sonhos. E isso aqui é o sonho de muitas pessoas. Daqui a um ano, esta obra será entregue para essa comunidade, que anseia por isso desde a abertura do Cras, que nunca teve sede própria. Esta casa está sob posse da Prefeitura desde 2 de janeiro de 2008, sem uso social. Agora, finalmente terá um propósito.”
Destacando a importância do Suas para quem dele necessita, a secretária enfatizou a necessidade de espaços adequados e de cuidadores atentos: “O Suas é para as pessoas que dele precisarem. Esperamos que ninguém precise, mas quando precisarem, é ao Suas que elas vão recorrer. É fundamental termos espaços decentes para acolher e pessoas para cuidar umas das outras”, complementou a gestora.
O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, ressaltou os avanços na assistência social, enfatizando o compromisso com a igualdade e a dignidade para todos os cidadãos: “Estamos promovendo uma revolução na assistência social. Este é o quarto Cras que vamos entregar para a população. Este novo equipamento substituirá uma estrutura localizada aqui perto com condições precárias de acessibilidade. Estamos desenvolvendo um complexo dedicado à assistência social, um compromisso claro de nossa administração em garantir mais igualdade para todas as regiões da cidade”.
O secretário também mencionou o resgate de um prédio histórico, assegurando a preservação de suas características arquitetônicas enquanto se busca o conforto da população: “Estamos empenhados em resgatar este equipamento, um prédio histórico, preservando suas características e incorporando o que há de melhor para garantir o conforto à população.”
Como será o novo Cras
O novo Cras funcionará na Avenida Vitória, nº 1.419, no bairro Cruzamento, no complexo da Fábrica de Ideias, em edificação já existente e atualmente desocupada. A área total construída é de 725 m² em dois pavimentos.
No primeiro pavimento funcionarão a recepção; quatro salas de atendimento; coordenação; apoio administrativo; almoxarifado e auditório. No segundo pavimento, sala de equipe técnica, refeitório; brinquedoteca; sala de reuniões e atendimentos.
O estacionamento compartilhado contará com 44 vagas de veículos internos (sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida e 03 para idosos), 16 vagas para motos, 27 para bicicletas, 03 vagas para carga e descarga (utilitário), 01 vaga para carga e descarga de veículos de grande porte.
A empresa foi contratada por licitação pública nacional com recursos originários de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui