Do beach tennis ao xadrez: a praia de Camburi como espaço multifuncional

Do beach tennis ao xadrez: a praia de Camburi como espaço multifuncional
Partida de beach tennis na Arena de Verão em Camburi

A praia é mesmo um espaço democrático. Ela abriga desde os entusiastas do beach tennis e da yoga até os estrategistas do xadrez. Sim, é possível desfrutar de partidas de xadrez enquanto se está à beira mar.

A Arena de Verão, montada pela Prefeitura de Vitória nas areias de Camburi, emerge como um espaço multifuncional, proporcionando às pessoas a oportunidade de praticar esportes e curtir apresentações musicais.

Pai e filho ficaram sabendo pela TV que teria campeonato de xadrez neste sábado (20) na Arena de Verão, na praia de Camburi, e não perderam tempo. Logo cedo estavam eles lá para se divertir junto com outros competidores.

O pequeno Danilo Marchioni Cézar, de 10 anos, aprendeu a jogar com o pai, Fernando Henrique Cézar, que pratica xadrez há cerca de 40 anos. Para o pai, a experiência de jogar xadrez na praia foi emocionante.

“Aqui é uma arena esportiva com esportes de praia, e a gente se surpreende quando colocam um jogo de extrema inteligência e raciocínio aqui. É uma experiência sensacional”, avaliou Fernando Henrique Cézar.

Kauã Antônio Gobbi, de 13 anos, foi à Arena de Verão com os amigos. Jogou duas vezes e ganhou ambas as partidas. Ele conta que o pai o ensinou a jogar xadrez quando ele tinha 5 anos de idade. Aos 11, cansado de só perder para o pai, ele decidiu estudar xadrez em profundidade, foi então que ele começou a vencer. “Quem conhece o xadrez se apaixona, porque é maravilhoso! É prazeroso”, enfatizou.

Diversidade esportiva

O secretário de Esportes e Lazer de Vitória, Rodrigo Ronchi, esteve na Arena Vitória e falou sobre os atrativos do espaço multifuncional. “A gente mostra que em Vitória não tem lugar onde você não possa praticar esporte. Isto já é uma tendência da gestão Lorenzo Pazolini, levar paz e igualdade”, disse.

“Hoje, temos o xadrez, temos o beach tennis, que vocacionalmente já é um esporte de praia, teremos amanhã o fisiculturismo, hoje também tivemos uma aula maravilhosa de yoga. Então dá para conciliar todas as modalidades. Não à toa nós temos 20 modalidades esportivas nessa Arena de Verão. Ou seja, a gente diversifica e oferece esporte para todos os gostos”, detalhou o secretário.

Yoga

Muitos são os benefícios da yoga, garante a professora Fabi Lorencette, que atraiu várias pessoas para participarem de um momento de relaxamento na Arena de Verão.

Serenar a mente, obter foco, desenvolver a concentração, equilibrar o corpo e as emoções, proporcionar vitalidade para a estrutura física e mental do corpo. “É ótimo também para o campo espiritual da pessoa no sentido de ela se conectar com ela mesma e com o que ela acredita no superior”, explicou a professora.

Foi em busca desses benefícios que a moradora de Jardim Camburi Nathalia Albuquerque, de 31 anos, foi buscar na Arena de Verão. “Sempre temos que aproveitar, ainda mais com essa vista linda, um dia lindo. Começar o dia com mais energia, mais gratidão “, disse a jovem, que logo em seguida foi aproveitar a praia.

A estudante Rebeca Brison, 23 anos, moradora da Mata da Praia, também adorou fazer yoga na praia. “Acho que é um lugar que parece inusitado, mas na verdade acrescenta muito à aula. Você ouvir o barulho das ondas, a brisa batendo quando você está com os olhos fechados, deixa a prática da yoga ainda mais estimulante”, avaliou.

Essa iniciativa da Prefeitura de Vitória destaca-se como um exemplo de como espaços públicos podem ser transformados para atender aos diversos interesses da comunidade. A Arena de Verão, além de fomentar a prática esportiva, torna-se um ponto de convergência cultural, onde a diversidade de atividades se entrelaça.

Competidor faz movimento em partida de xadrez na Arena de Verão em Camburi