Em iniciativa pioneira, Vitória lança o Laboratório Urbano

Em iniciativa pioneira, Vitória lança o Laboratório Urbano
Primeiro Congresso Capixaba de Cidades Inteligentes e Tecnologia

Vitória sai na frente mais uma vez e lança, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (26), o Laboratório Urbano Vivo. A iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento propõe enfrentar os desafios urbanos de forma criativa e inovadora, e tem como objetivo promover e incorporar a Inovação Aberta no âmbito do Governo Municipal, centrada no usuário e tendo a cidade de Vitória como ambiente para a experimentação de suas ações e projetos.

O laboratório utilizará um modelo de governança colaborativa com a participação tanto de uma equipe de especialistas, como também representantes da sociedade. Desafios urbanos em áreas como sustentabilidade, segurança pública, educação, habitação, turismo, entre outros, serão temas abordados e tratados no Laboratório, promovendo o desenvolvimento de projetos que produzam resultados positivos para a cidade de Vitória.

Então, serão fomentadas iniciativas, incentivados projetos e divulgadas oportunidades para que todos, que possam colaborar, participem ativamente para que a capital continue crescendo e mais do que isso: inovando em cada iniciativa proposta para seus moradores e visitantes.

O Prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância dessa iniciativa. “Estamos dando um passo significativo para fazer de Vitória uma cidade ainda mais engajada junto à população. O Laboratório Urbano Vivo será um espaço onde cidadãos, empresas e organizações, juntamente com o governo, poderão trabalhar juntos para encontrar soluções para a comunidade. É uma verdadeira revolução no modo de como interagimos com os serviços públicos e a gestão da cidade”, comentou.

O Secretário de Gestão e Planejamento de Vitória, Regis Mattos, complementou: “o Laboratório Urbano Vivo vai fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para superar desafios, nos quais o tecido urbano é a plataforma para testar novas ideias, adaptar soluções comprovadas e promover uma cultura de inovação que beneficie toda a cidade de Vitória”.

O Laboratório Urbano Vivo de Vitória alinha-se com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e promoverá concursos de projetos, chamadas públicas e programas de incubação para incentivar a apresentação de propostas inovadoras.