Estudantes de Vitória se tornam prefeito e secretários de Vitória por um dia

Estudantes de Vitória se tornam prefeito e secretários de Vitória por um dia
Dia de Acompanhamento do Prefeito Mirim da EMEF Lenir Berlot

Uma experiência diferenciada e que traz aprendizado para toda a vida. Como parte das ações da Semana Municipal da Infância e Adolescência, instituída pelo decreto nº 17.239/2017, estudantes da rede municipal de Vitória visitaram a sede da PMv e as secretarias e vivenciaram a Experiência de ser prefeito e secretários por um dia.

A Semana Municipal da Infância e Adolescência tem por objetivo proporcionar aos estudantes espaços de fala e escuta sobre suas realidades e os desafios que enfrentam, bem como expor seus anseios e propostas para a efetivação de seus direitos, desenvolvendo ações que enfatizem a importância da participação desses atores sociais na gestão das escolas municipais e da cidade.

O tema que norteou as atividades da Semana foi: “O que você pensa sobre uma cidade inteligente, humana e sustentável?”. Para participar, estudantes que são engajados em atividades de protagonismo nas unidades de ensino, como Grêmio Estudantil, Rádio Escola, representantes de turma e estudantes conselheiros, fizeram uma inscrição. Ao todo, 36 estudantes do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 15 anos, participaram da atividade.

O grupo de estudantes chegou, ainda bem cedo, às secretarias onde desfrutaram da experiência, divididos conforme os interesses demonstrados pelos próprios estudantes. Assim, ao longo do dia, puderam acompanhar de perto secretários e secretárias municipais, além do prefeito Lorenzo Pazolini.

“Quero agradecer a todos os estudantes e também à equipe das secretarias, que viabilizaram este dia tão significativo. Vocês puderam ver, de perto, que nós estamos sempre cuidando para termos uma cidade cada vez melhor em educação, saúde e qualidade de vida, e para chegarmos nesse objetivo, temos equipes trabalhando diuturnamente. Ter neste dia a companhia, a alegria e diversão de vocês foi gratificante. É muito bom caminhar pela cidade e ver que temos uma juventude compromissada e dedicada”, disse o prefeito.

Prefeitos por um dia, os estudantes Arthur Felipe e Nathana Louyse, matriculados no 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, do bairro Ilha das Caieiras, foram os responsáveis por conduzir o encerramento do evento, realizado na Sala de Reuniões da PMV. Eles também aprovaram a experiência e agradeceram a oportunidade.

“Queremos agradecer ao prefeito e a todo o secretariado por terem recebido todos nós com muito carinho. Foi um dia incrível em que vivemos momentos únicos e de muito aprendizado”, disseram os estudantes em agradecimento.

Quem também agradeceu a disponibilidade e dedicação do prefeito e do secretariado municipal foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner. “O sentimento é de gratidão, a todos os secretários que toparam mais uma vez participar deste desafio, e acolheram tão bem nossos estudantes. São sempre grandes parceiros da educação, e tenham certeza de que essa semente do conhecimento plantada hoje, vai florescer, porque é um aprendizado único e que faz a diferença na trajetória escolar deles, pois são estudantes que já se destacam pela autonomia, pelo protagonismo”, disse.

Na Secretaria de Educação (Seme), Wender Ribeiro e Arthur França, do 8º ano da Emef Éber Louzada Zippinotti, localizada em Jardim da Penha, e a estudante Julia Gomes, da Emef João Bandeira, do bairro Consolação, foram recebidos pela secretária Juliana Rohsner e toda a equipe da Seme. Eles conheceram a sede da Seme Central, em Itararé, e participaram de reuniões e despachos junto à secretária.

“Agradecemos muito por toda disponibilidade da equipe da Seme, e pelo carinho que recebemos. Foi incrível poder acompanhar, de perto, toda dinâmica e responsabilidade que cada um dos setores da secretaria tem. Posso definir como um dia de muito aprendizado, troca de ideias e conhecimentos”, disseram os estudantes.

Participação estudantil

Para fortalecer a educação pública municipal, a Secretaria de Educação de Vitória inclui na organização curricular práticas de protagonismo estudantil e projeto de vida. As ações fundamentais para a valorização da aprendizagem e para o desenvolvimento integral do estudante, estão diretamente ligadas a uma atuação individual e coletiva na escola, na comunidade e nos territórios da cidade.

As estudantes Samilly Damascena dos Santos, do 8º ano, e Suzanna Victória Anderson Fyhn, do 7º ano, ambas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D’Almeida Lucas, do bairro São Cristóvão, tiveram a experiência de serem secretárias municipais de Meio Ambiente por um dia.

Elas foram recebidas pelo secretário Tarcísio Föeger, que contou sobre o trabalho que vem sendo realizado na capital, nas áreas de fiscalização, bem-estar animal, educação ambiental, boas práticas de preservação e cuidado com a natureza, bem como das ações em andamento que visam à formação para a cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil.

“Hoje aprendemos muito mais sobre o meio ambiente, em ações que vamos levar para a vida. Não só em questões sobre sustentabilidade, mas também em diversas áreas. Não tinha ideia de quanta coisa a secretaria fiscaliza”, destacou Suzanna.

“A sustentabilidade está muito em alta e seu impacto pode gerar prejuízos ou até mesmo fazer com que a população tenha ganhos. Com certeza o que irei aprender vou levar esse conhecimento para minha comunidade, família e escola, que desenvolve projeto na área de sustentabilidade. Isso pode dar mais impulso para novas ações”, apontou Samilly.

Secretaria de Saúde

Os estudantes Vitor Calegario, do 8º ano da Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues e Raul de Sousa Neto, do 8º ano da Emef Padre Guido Ceotto, ambas localizadas em Jardim Camburi, foram recebidos pela subsecretária de Atenção à Saúde, Arlete Dutra, e acompanharam as atividades da Secretaria de Saúde.

Eles visitaram o setor de Tecnologia, a Unidade de Saúde do Forte São João, conheceram a Central de Transporte Sanitário e visitaram o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental. Para Vitor, a experiência proporcionou várias descobertas. “Eu gostei muito de conhecer o trabalho da Secretaria de Saúde. Estou descobrindo mais como é que funciona aqui. O que eu mais gostei foi sobre a limpeza dos materiais. Que tem uma parte que esquenta demais os materiais para matar as bactérias, também tem um lavador automático. Achei muito divertido essa parte”, disse.

“Eu achei a experiência bem legal, porque tinha algumas coisas que eu não sabia, que tinha na medicina, que eu descobri hoje. Essa parte de lavar, por exemplo. A organização que eles têm dentro do trabalho. Foi muito legal descobrir como é que eles trabalham, porque é um jeito bem organizado. Eu não esperava isso. Tem essa parte da TI, de separar setores e grupos nos trabalhos. Eu achei isso interessante”, falou o estudante Raul de Sousa Neto.

Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

“Eu tive um dia inesquecível, aqui na Casa do Cidadão, com muito aprendizado e muito carinho”, resumiu Yara Victória Martins Oliveira, do 6º ano da Emef Maria José Costa Moraes, sobre a experiência de ser “Secretária por Um Dia”. Ela percorreu os serviços e programas da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com outras duas estudantes: Mariana Teodoro Pereira, do 8º ano da Emef Heloísa Abreu Judice de Mattos e Kemilly NIcoly Pereira, do 7º ano da Emef Professora Regina Maria da Silva. As três “Secretárias por Um Dia” foram recebidas e acompanhadas pelo secretário da pasta, Diego Libardi, que explicou as rotinas e objetivos de cada área em linguagem apropriada para as pré-adolescentes. “Achei o atendimento aos moradores muito humanizado e bem feito”, disse Mariana. “Gostei muito do Programa Adolescente Aprendiz, para ter experiência profissional e ainda ter uma renda para ajudar em casa”, disse Kemilly.

Secretaria Municipal de Obras

Joyce Sousa e Ana Clara Bento, estudantes da Emef Zilda Andrade, do bairro Da Penha, foram secretárias por um dia na Secretaria Municipal de Obras (Semob). Depois de conhecerem o andamento das obras publicado no site da PMV, as duas receberam uma liderança comunitária do bairro Consolação, que veio trazer duas demandas para a Semob. A rotina diária do trabalho dos arquitetos e dos engenheiros também foi conhecida em visita a todos os setores da pasta. Em seguida, as secretárias por um dia visitaram a obra de reurbanização da nova Orla de São Pedro.

Secretaria Municipal de Cultura

Arthur Dias e Lavinia Lima, estudantes do 8º ano da Emef Alvimar Silva, localizada em Santo Antônio, acompanharam a rotina da Secretaria de Cultura, sendo recebidos pelo secretário Eduardo Henning. “É muito legal ver a dinâmica das reuniões, e como tem que ter calma e paciência no atendimento às demandas”, brincaram os estudantes. “Foi incrível ver o esforço e dedicação da secretaria para atender os munícipes. O que mais gostamos foi de visitar a biblioteca municipal”, completaram.

Secretaria Municipal de Assistência Social

Acompanhar de perto os desafios da atuação da pasta foi uma experiência única, segundo Luísa Brandt e Ivan Rampinelli, estudantes da Emef Padre Anchieta, que fica na Ilha de Santa Maria. “Visitamos muitos lugares importantes como a reconstrução do restaurante popular, e o trabalho incrível das casas de acolhimento. Além disso também conversamos sobre diversos temas importantes, um aprendizado incrível”.

Secretaria de Gestão e Planejamento

Os “Secretários por um dia” da pasta que coordena o planejamento e a execução integrada das políticas, programas e ações da administração municipal foram os estudantes Daniel Barcelos e Anna Luzia, ambos do 8º ano da Emef Neusa Nunes Gonçalves, do bairro Nova Palestina. “Conhecemos as diversas áreas de atuação da Seges, porque ela tem uma pequena parte em toda secretaria, uma vez que é responsável pela gestação e planejamento de tudo que acontece na PMV. Aprendemos muito e agradecemos a toda a equipe pela recepção”, disseram os estudantes.

Secretaria Municipal de Fazenda

Laura Helmer, aluna do 6º ano da Emef Prezideu Amorim, do bairro Bonfim, e Gabriel Xavier, do 6º ano da Emef Arthur da Costa e Silva, do bairro República, experimentaram serem os chefes da Secretaria Municipal de Fazenda por um dia. “Conhecemos a dinâmica de acompanhamento dos gastos públicos que são realizados na cidade, participamos de reuniões. Levaremos esse aprendizado por toda a nossa vida”, destacaram os estudantes.

Secretaria de Governo

Os estudantes Mateus Mululo e Sara Fernandes, da Emef Francisco Lacerda de Aguiar, localizada em São Pedro, acompanharam ao longo desta quinta-feira o secretário de Governo, Aridelmo Teixeira, em suas atividades. Os estudantes expressaram gratidão pela experiência. “Tivemos um dia de muito aprendizado com o secretário Aridelmo, participando de reuniões importantes em que pudemos acompanhar a atividade da secretaria”, disseram.

Por sua vez, o secretário Aridelmo elogiou a desenvoltura e interesse dos estudantes em conhecer as atividades da pasta. “Acho que eu aprendi mais com eles, do que eles comigo”, brincou. “São estudantes atentos, curiosos e dedicados, prontos para ajudar a cidade”, completou.

Secretaria de Esportes e Lazer

Anthony Liberato, do 9º ano, e Laura de Oliveira Pires, do 7º ano da Emef em Tempo Integral Izaura Marques da Silva, localizada em Andorinhas, conheceram de perto o dia a dia da secretaria de Esportes e Lazer, sendo acompanhados pelo secretário Rodrigo Ronchi. “Aprendemos sobre a importância do esporte e do lazer para a saúde e qualidade de vida da população. Um dia muito legal, em que fomos bem recebidos por todos os servidores”, contaram.

Secretaria de Segurança Urbana

Em seu depoimento sobre a experiência do dia, Isabella Silva e Ana Carollyna, estudantes da Emef Otto Ewald Junior, localizada no bairro Itararé, agradeceram a atenção e carinho do secretário Amarilio Boni, e falaram sobre o aprendizado único que vivenciaram. “Aprendemos sobre como funciona a segurança pública em Vitória, de uma forma única. Todos os servidores foram muito receptivos e legais com a gente. Entendemos na prática como o trabalho deles é importante”, pontuaram.

Central de Serviços

Os estudantes Isaque Oliveira e Brayan Neves, do 6º e 8º ano da Emef Maria Stella de Novaes, localizada no bairro Grande Vitória, viveram um dia intenso na companhia do secretário Leonardo Amorim, em suas atividades na Central de Serviços. “Fomos muito bem recebidos por toda a equipe da Central de Serviços e ficamos espantados com a quantidade de serviços que eles são responsáveis, cuidam de coisas que a gente imagina, para manter a cidade em pleno funcionamento. Agradecemos muito ao secretário, que foi muito legal com a gente”, contaram os estudantes.

Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura

Henrique Moreira e Laryssa Caetano, estudantes da Emef Maria Leonor Pereira da Silva, que fica em Santa Lúcia, conheceram de perto o dia a dia da Setran. “Vimos muito sobre a dinâmica do trânsito e da mobilidade em Vitória. Pudemos acompanhar também projetos e reuniões e conhecemos alguns equipamentos usados na sinalização do trânsito”, contaram os estudantes, agradecendo ao secretário Alex Mariano pelo carinho e recepção.