ESX 2024: Vitória sedia evento de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

ESX 2024: Vitória sedia evento de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade
ESX 2024

A Praça do Papa, tradicional espaço da capital capixaba, será transformada em um vibrante centro de inovação de 14 a 16 de junho, com a realização da ESX 2024. O evento promete ser um marco, reunindo as últimas novidades em tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site oficial do evento.

A programação da ESX 2024 é ampla e diversificada, abrangendo palestras com especialistas renomados, workshops interativos e exposições de startups. Entre os palestrantes confirmados, estão nomes de peso no cenário de inovação e tecnologia, que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre as tendências atuais do mercado. Os workshops proporcionarão aos participantes uma oportunidade única de aprendizado prático, com temas que vão desde a implementação de novas tecnologias até a gestão sustentável de negócios.

PMV e CDTIV

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Prefeitura de Vitória (PMV) terão uma participação singular no evento, com um estande repleto de atrações. Um dos  destaques será a Vivi, inteligência artificial da PMV, que abordará temas como turismo, saúde e educação.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de um passeio virtual com óculos 3D pelos principais pontos turísticos de Vitória. Esta experiência imersiva proporcionará uma nova perspectiva sobre as belezas da cidade, e a experiência de observação de baleias jubarte, que permitirá aos participantes ver de perto esses majestosos animais marinhos .

O Diretor Presidente da CDTIV, Marcus Gregório, destaca a importância da inovação para o desenvolvimento de Vitória: “A inovação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade. Ela impulsiona o crescimento econômico, cria novos empregos e melhora a qualidade de vida da população. A ESX coloca Vitória no mapa das cidades inovadoras, mas também serve como uma plataforma para o intercâmbio de ideias e a criação de redes de colaboração entre empreendedores, pesquisadores, investidores e o público em geral. O evento promete ser um verdadeiro catalisador de inovação, inspirando novas iniciativas e projetos que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da cidade.”

Inovações no Setor de Saúde

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) apresentará o Facilita Vix, um totem de autoatendimento projetado para facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde. Por meio dele é possível agendar consultas e vacinas, acessar o painel de medicamentos, acompanhar consultas especializadas e obter resultados de exames laboratoriais. “Com o Facilita Vix, a cidade de Vitória se destaca mais uma vez na vanguarda da inovação tecnológica em saúde, proporcionando maior comodidade e eficiência aos seus moradores”, afirma Magda Lamborghini, secretária de Saúde de Vitória .

Os totens já estão instalados em 27 unidades de saúde da cidade, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes para todos os moradores. A iniciativa reflete o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua dos serviços públicos, utilizando a tecnologia como aliada para oferecer um atendimento de qualidade.

Tecnologia no Combate à Dengue

Outra inovação que será apresentada é a utilização de drones no combate à dengue. A tecnologia permite a identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti de forma mais rápida e eficiente, contribuindo para a saúde pública. Esta iniciativa exemplifica como a tecnologia pode ser utilizada de maneira criativa para resolver problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida da população .

Educação

A área de educação também será destaque na ESX 2024, com diversas apresentações de robôs, oficinas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e capacitação dos bolsistas PIBIC JR. As atividades visam promover o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, preparando-os para os desafios do futuro.

Talentos do Amanhã

O espaço Talentos do Amanhã é patrocinado pela Prefeitura de Vitória e tem por objetivo despertar o interesse de crianças e jovens em relação à inovação e à tecnologia.

“A inovação tem transformado Vitória de maneira profunda e abrangente, posicionando a cidade como um polo de desenvolvimento tecnológico e sustentável. Na PMV e na CDTIV, temos nos empenhado em promover iniciativas que não só impulsionam o crescimento econômico, mas também melhoram significativamente a qualidade de vida dos nossos moradores. Estamos utilizando a tecnologia para enfrentar os desafios urbanos de forma inovadora e eficiente”, disse a diretora de Inovação a CDTIV, Bárbara Ohanna.

Oficinas

Sexta-feira (14/06)

Programação de Games com Scratch – Escola de Inovação – 10 a 14 anos

Scratch é um ambiente de programação que estimula o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional, como abstração, generalização, decomposição, reconhecimento de padrões e resolução de problemas de forma geral. Essa oficina foi elaborada para que crianças, a partir de 10 anos, usando tablets com o Scratch instalado, possam criar um game por meio da programação em blocos.

Modelagem 3D com TinkerCAD  – Escola de Inovação – 10 a 14 anos

TinkerCAD é um software de geometria sólida construtiva que permite a criação de modelos 3D para diferentes finalidades. Nesta oficina, crianças a partir de 10 anos, aprenderão as operações básicas e princípios básicos da modelagem 3D. Os participantes poderão manipular peças fabricadas com a tecnologia de impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling), conhecendo detalhes da tecnologia.

Oficina Robótica com Microbit – 7 a 12 anos

Desenvolvido pela BBC Inglaterra , o omicrobit inspira crianças a integrarem o mundo do pensamento computacional. Didático, atrativo e facilitador do interesse pelo ensino da programação e da robótica.

Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos

A oficina oferece uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.

Programação e Robótica

Oficina Minecraft Adventure – 7 a 12 anos

O jogo virou febre no mundo! Com um formato similar a um Lego virtual ,o videogame permite que você use blocos para construir objetos e cenários. Mas não é só isso. Dá até para aprender a programar com Minecraft!

Oficina Criando jogos com Scratch – 7 a 12 anos

Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos.

Oficina Programando em Blocos Flappybird – 7 a 12 anos

O software usado foi o Scratch, para a construção do jogo. Ele é um programa que se utiliza de blocos lógicos para criar qualquer tipo de animação ou jogo.

Oficina Roblox Summer Camp – 7 a 12 anos

O Roblox é uma ótima ferramenta para promover o trabalho em equipe e a comunicação enquanto os alunos interagem em um mundo de jogo multiplayer ou colaboram simultaneamente em projetos no Roblox Studio.

Oficina Programação com Minecraft

Programação é a linguagem do futuro e buscamos ensinar nossas crianças a programar o futuro delas.

Oficina Meu 1º game no Construct 3 – 10 a 14 anos

Construct 3 é uma ferramenta destinada a programadores com e sem experiência. Permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo Drag and Drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.

Sábado (15/06)

Lego Adventure Kids – 5 a 7 anos

Utiliza o Kit Lego Discover com peças de encaixe para introduzir os conceitos de robótica. A oficina contribui com o desenvolvimento de habilidades essenciais como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento lógico através de atividades divertidas e estimulantes que despertam o interesse pela tecnologia desde cedo.

Lego Spike Engenheiros – 11 a 14 anos

Utiliza uma ferramenta de aprendizagem Steam para estudantes entre 11 e 14 anos de idade. Combinando peças Lego com hardware e software fáceis de usar, os estudantes ficam abertos a um mundo de resolução de problemas e pensamento criativo, introduzindo conceitos de robótica de uma forma bem divertida. A oficina oportuniza explorar conceitos básicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Lego Essential Inventores(STEM) – 8 a 10 anos

Utiliza um conjunto de ferramentas de aprendizagem para crianças dos 8 aos 10 anos de idade. Combina tijolos e peças eletrônicas Lego com software fácil de utilizar para ensinar os alunos a resolver problemas e a pensar de forma divertida. O conjunto foi concebido para captar a imaginação dos estudantes e ensinar-lhes competências do século XXI.

Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos

Oferecer uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.

Desafio LinguaPlay: Talentos do Amanhã no Mundo dos Idiomas – 10 a 15 anos

Oferecer uma experiência envolvente e competitiva, incentivando os participantes a explorarem novos idiomas e habilidades linguísticas de forma lúdica e intuitiva e desenvolver o idioma como um passo importante para os talentos do futuro.

Programação e Robótica

  • Oficina Minecraft Adventure
  • Oficina Criando jogos com Scratch
  • Oficina Programando em Blocos Flappybird
  • Oficina Roblox Summer Camp
  • Oficina Programação com Minecraft
  • Oficina Meu 1º game no Construct 3
  • Oficina Robótica com Arduino – Acima de 10 anos
  • O Arduino é uma incrível plataforma de prototipagem rápida. Facilita o desenvolvimento de projetos de automação e robótica, tanto de hardware quanto de software

Dia 16/06

  • Lego Adventure Kids
  • Lego Essential Inventores
  • Desafio LinguaPlay

Solucionando problemas, com os super poderes dos empreendedores! – 13 a 15 anos

Na oficina ‘Solucionando Problemas com os Super Poderes dos Empreendedores’, adolescentes e jovens explorarão estratégias criativas para resolver desafios do mundo real. Através de atividades práticas, eles aprenderão a aplicar habilidades empreendedoras, como pensamento crítico, resiliência e inovação, para enfrentar obstáculos com confiança e determinação.

Programação e Robótica

  • Oficina Minecraft Adventure
  • Oficina Criando jogos com Scratch
  • Oficina Programando em Blocos Flappybird
  • Oficina Roblox Summer Camp
  • Oficina Programação com Minecraft
  • Oficina Meu 1º game no Construct 3
  • Oficina Robótica com Arduino

Palestras

Sábado (15) – 10h às 11h

A Robótica Educacional e o desenvolvimento da aprendizagem multidisciplinar dos estudantes com Lenander Stamatto Pompermayer professor de Artes da rede municipal de ensino de Vitória e historiador. Gaúcho, veio para o Espírito Santo para realizar o sonho de trabalhar com a educação e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes e Ricardo Silva, pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Vitória, é especialista em Tecnologias Educacionais e pesquisador em educação integral e humanizada.

Sábado (15) – 16:15 às 17:15

Robótica educacional: aprendizagem lúdica, colaborativa e divertida  com Yuri de Castro Azevedo, professor de Ciências da rede municipal de ensino de Vitória, Bacharel em Ecologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Pós-graduando no curso de especialização em Informática na Educação e Natália de Abreu Nascimento, professora de História na Rede Municipal de Vitória, é mestre em Educação e professora responsável pelo projeto de robótica da First Lego League Challenge 2024 na Emef Rita de Cássia Oliveira.

 Domingo (16) – 13:45 – 14:45

EcoTec Robótica – Ciência e Tecnologia Sustentável – com Andressa Paula de Oliveira, professora de História e Educação Científica e Tecnológica – ECT na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em História, Pedagogia, Mestrado em Ensino na Educação Básica e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Completou cursos em Metodologias Ativas, Robótica Educacional e Tecnologias Digitais, além de possuir especialização em Robótica Básica e Isabela Correa, professora de Língua Inglesa e Projeto de Vida na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em Letras – Inglês pela Ufes, especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes e Especialização em Ensino de Língua Inglesa. Foi formadora de professores da PMV em Gsuit e Tecnologias Educacionais.