Explorando o Morro do Moreno: Uma Aventura Inesquecível em Vila Velha

Motinha e Nobinho: Conquistando o Morro do Moreno e Celebrando a Cidade

Por Arnóbio Manso Paganotto

Hoje foi um daqueles dias que nos fazem lembrar como é importante aproveitar o que nossa própria cidade tem a oferecer. Muitas vezes, ficamos tão envolvidos em nossa rotina diária que esquecemos das maravilhas que estão bem ao nosso alcance. E foi exatamente isso que aconteceu quando meu amigo Rafael Motta, carinhosamente conhecido como Motinha, me chamou para uma aventura no Morro do Moreno, em Vila Velha.

O dia começou como qualquer outro, com minha ida à academia e um retorno para casa. Logo depois, a típica rotina de família tomou conta do meu tempo, com minha filha e esposa. No entanto, hoje, decidi quebrar a rotina e me juntar ao Motinha em uma jornada que se revelaria verdadeiramente incrível.

Motinha é um empresário entusiasmado e sempre busca explorar todos os cantos da nossa cidade. Ele me convida para essas aventuras com frequência, mas, por diversas razões, costumo recusar. No entanto, algo dentro de mim hoje disse que era a hora certa para explorar o Morro do Moreno, e eu não poderia estar mais agradecido por ter feito essa escolha.

Descobrindo o Morro do Moreno

Iniciamos nossa jornada no pé do Morro do Moreno, seguindo a trilha da raiz que começa logo após a primeira curva à direita. Atravessamos uma densa floresta, caminhando cerca de 200 metros, até começarmos a subida gradual. A trilha nos levou até uma raiz famosa que dá nome ao trajeto, e foi aí que a verdadeira diversão começou.

Escalamos a raiz e, em seguida, enfrentamos uma parede de pedra. Continuamos na trilha, encontrando outro trecho com um segundo paredão, onde pudemos desfrutar de vistas deslumbrantes através das árvores.

A subida nos levou até o último paredão, que ofereceu a vista mais espetacular de todas. Dali, contemplamos o Convento da Penha e todas as principais praias de Vila Velha. Foi uma visão de tirar o fôlego que fez todo o esforço valer a pena.

Do Topo ao Mar

Após alcançarmos o topo do Morro do Moreno, desfrutamos de uma vista praticamente panorâmica de 360 graus em um dia esplêndido. A sensação de conquista e a conexão com a natureza nos fizeram esquecer das preocupações cotidianas.

Descemos pela trilha das bikes, um caminho emocionante que não recomendamos em dias de grande movimento, mas que definitivamente vale a aventura. Ao chegar ao pé do Morro do Moreno, encontramos a entrada da Bahia de Vitória e o final da trilha, próximo à estação da Polícia Militar.

Dali, corremos por mais uns 400 metros até a Praia do Bananal, uma praia pequena com uma atmosfera familiar e uma faixa de areia aconchegante. Para finalizar nossa jornada, chegamos à Praia do Ribeiro e corremos até a Casa do Governador, antes de descer em direção à entrada principal do Morro do Moreno.

Uma Aventura a Ser Repetida

A jornada de hoje me fez perceber o quanto nossa cidade tem a oferecer em termos de aventuras e beleza natural. O Morro do Moreno, com suas trilhas desafiadoras e vistas espetaculares, é um verdadeiro tesouro local que merece ser explorado.

Prometo que vou voltar em breve e capturar mais momentos para compartilhar com todos vocês. Enquanto isso, encorajo cada um de vocês a sair da rotina e descobrir as maravilhas que estão bem à sua porta. Vila Velha é realmente surpreendente!