Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro
Está chegando a hora dos devotos de São Benedito lotar as principais ruas da Serra Sede, nas tradicionais Puxada do Navio Palermo e na Puxada e Fincada do Mastro. Estas etapas fazem parte da Festa de São Benedito 2024, que recomeçou, ontem, terça (24) e vai até o dia 27 de dezembro, em Serra Sede.
Uma das maiores festas no Estado em homenagem ao santo negro, a Festa de São Benedito este ano completará 179 anos de fé e tradição. A estimativa é que 50 mil pessoas participem dos festejos em homenagem ao santo.
“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, destaca o presidente da ABC/ Serra, Deivid Nascimento Soares.
A programação dos festejos iniciou, ontem, na terça-feira (24), às 5 horas com a Alvorada de Natal com a participação da Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas. À noite, às 20h acontece a missa de Natal na Igreja Matriz.
Na quarta-feira (25), a programação começa às 17 horas com missa e procissão de Natal e de São Benedito. Após a procissão, às 20 horas, tem a Puxada do Navio Palermo com a participação das Bandas de Congo, Banda Estrela dos Artistas e devotos.
Nesta etapa, os devotos vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones dos Santos Neves) buscar o navio Palermo, que é uma réplica do navio negreiro. O navio leva o nome de “Palermo” em homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital da Sicília, na Itália. O navio é puxado por uma corda e percorre as principais ruas do centro da Serra, onde fiéis pagam as suas promessas.
Já na quinta-feira (26), às 12h, tem exposição da imagem de São Benedito, em frente a Igreja Matriz com a participação do Congo Folclórico São Benedito. No dia 26 de dezembro também é comemorado o Dia do Serrano, dia em que a Serra se torna simbolicamente a capital do Estado em cerimônia solene na câmara municipal, com a presença do governador e autoridades.
A noite, às 18h30 acontece a puxada do Mastro com as bandas de congo e a banda Estrela dos Artistas. O navio é puxado por uma corda, por milhares de devotos de São Benedito para pagar promessas formando um grande cortejo pelas as principais ruas da Serra Sede. O ponto alto da Festa, às 21h30, acontece a Fincada do Mastro acompanhada de show pirotécnico, em frente a Igreja Matriz.
Na sexta-feira (27) terá desfile das bandas de congo e missa às 19h30 na igreja matriz. A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de Páscoa, quando é realizada a Derrubada do Mastro, em frente à Igreja Matriz.
Realização
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal da Serra, Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e Ministério da Cultura – Governo Federal e tem patrocínio do Banestes. O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Funcultura e Lei Paulo Gustavo.
História
A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a Santo negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de todo ano homenagear ao santo negro pela graça obtida. A partir daí nasceu o hábito da Fincada do Mastro durante a festa do congo.
Fonte : Tempo Novo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui