Governo do Estado oferece 294 vagas para cursos técnicos gratuitos na Serra

Governo do Estado oferece 294 vagas para cursos técnicos gratuitos na Serra

Foram prorrogadas as inscrições para 294 vagas de cursos técnicos gratuitos. As chances fazem parte da 2ª oferta on-line do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Qualifica Mais Emprega Mais.

O período de inscrição segue até o próximo dia 08 de setembro. São 294 vagas para seis cursos ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Os cursos em oferta são da modalidade a distância para Formação Continuada e Iniciada (FIC). São eles:

  • Agente de Combate às Endemias
  • Auxiliar de Farmácia e Manipulação
  • Garçom
  • Operador de Telemarketing
  • Escriturário de Banco
  • Assistente Financeiro

Como se inscrever nos cursos técnicos?

Para participar do processo seletivo, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, e ter o grau de escolaridade exigido pelo curso ofertado. As inscrições podem ser realizadas no site da Secti. É necessário preencher o formulário de cadastro antes de efetuar a inscrição. Só é permitida uma inscrição por CPF e e-mail em um único curso.

A seleção se dará por ordem de inscrição e, prioritariamente, aos moradores do Espírito Santo, inclusive, os da Serra. O resultado será divulgado no dia 14 de setembro.

Os suplentes serão chamados caso o número de vagas do curso não for preenchido. Nem o candidato classificado e nem o candidato suplente podem ter inscrição ativa no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), pois será desclassificado.

Sobre o Pronatec, que oferta os cursos gratuitos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, por meio da Lei nº 12.513, é destinado principalmente aos jovens e adultos que não têm acesso à educação formal ou que desejam complementar a formação.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC) e é mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam a alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação de qualidade, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.

Fonte: Tempo Novo.