Grávidas ganham sessão fotográfica em unidade de saúde da capital
A gravidez é um período muito especial para as mulheres, que demanda cuidados bem específicos, tanto em relação à saúde física quanto emocional. E para abrilhantar ainda mais esse momento, a equipe da Unidade de Saúde de Bonfim que atua com os estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), do Ministério da Saúde, decidiu organizar uma sessão de fotos para as grávidas atendidas pela unidade.
Assim, na última sexta-feira (17), o auditório da unidade de saúde ganhou cenário de bosque, decoração infantil, música ambiente e lanchinhos. Tudo para tornar a experiência das gestantes completa.
A diretora da unidade de saúde Thamirys Schultz explica que o principal objetivo da ação foi fortalecer os vínculos entre as gestantes e a unidade de saúde. “Em um ambiente descontraído, saudável e seguro nós buscamos resgatar a alto estima dessas mulheres, valorizá-las, fazendo-as se sentirem lindas e especiais nesse papel de mãe”.
A psicóloga da unidade, Ludmila Ferraz ressalta que a ação também busca realçar para a comunidade a importância e a necessidade dos cuidados em saúde para as gestantes. “É preciso valorizar o cuidado nesse início da vida, ressaltando a importância do pré-natal contínuo e do cuidado no puerpério”, explica.
Joice da Silva Pereira, 24 anos, aproveitou o momento e registrou muitas fotos de sua segunda gravidez ao lado da filha Agatha, de 6 anos. “Nunca havia feito um ensaio fotográfico e estou amando. Tudo ficou muito lindo e fiquei muito feliz com essa oportunidade”.
Um dos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que faz parte do PET Saúde na unidade, Daniel Barros Bermudes, destacou que as unidades básicas de saúde sempre se beneficiam de ações de promoção da saúde como essa. “Em geral, o que se promove para as gestantes são palestras, aferição de pressão, conversas sobre a alimentação. Mas cuidado e promoção em saúde vai além disso, também significa acolher a gestante, seus sonhos, expectativas, autoestima. Por isso um espaço como esse é tão importante”, afirma.
PET Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
Os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde a serem desenvolvidos em Vitória foram “Redes de Atenção – Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal na Atenção Primária”, em parceria com a Ufes e “Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde”, em parceria com a Emescam.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.