Guarda de Vitória forma primeira turma de qualificação profissional

Guarda de Vitória forma primeira turma de qualificação profissional
Curso Guarda Municipal

A primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) capacitados para atuar tanto na ostensividade quanto no trânsito concluiu o curso de formação, nesta semana.  O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) deste ano foi dividido em dois ramos: um com ênfase na área de trânsito e outro com ênfase na área de segurança. O curso já era realizado, anualmente, pelos agentes da Gerência de Proteção Comunitária para atualização de técnicas e aperfeiçoamento. Este ano, no entanto, todos os agentes que aderiram voluntariamente ao cargo único irão realizar o EQP com ênfase na área que não lhe era específica.

Por nove dias, a primeira turma com essa roupagem teve ênfase em segurança. São os agentes que são qualificados em trânsito.  Foram 103 horas de curso com disciplinas relacionadas à área de segurança. Já o EQP com ênfase em trânsito, terá 244 horas.

“Foram aulas de técnicas e procedimentos, conhecimentos jurídicos e prática de tiro, por exemplo. Em outras turmas, teremos as disciplinas sobre atuação no trânsito. A carreira única é o início de um novo ciclo para a Guarda de Vitória e evolução da instituição,  especializando ainda mais o serviço prestado aos cidadãos da Capital”, pontua Renata Zanotelli, gerente de Formação e Atenção Psicossocial  (Gfap).

Ao todo, serão 30 turmas ao longo do ano. As aulas teóricas são realizadas, em sua maioria, por meio da Academia de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, a Acadevix, da Guarda de Vitória. Os instrutores das aulas práticas também são ‘pratas da casa’: agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop). O EQP 2024 também conta com parceria da  Academia da Polícia Penal (Acadeppen) que emprestou o stand de tiros.  em nossa comunidade. Este sucesso é fruto do trabalho em equipe e da cooperação entre nossas instituições.

“Ser agente de segurança pública é desafiador, demanda acesso a conhecimentos atualizados e estar sempre preparado. A Guarda de Vitória vem evoluindo muito nos últimos três anos, recebendo grandes investimentos e se tornando cada vez mais habilitada para lidar com as demandas da segurança viária e ostensiva”, enfatizou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.