Hospital da Serra realiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Rim

Hospital da Serra realiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Rim
Foto: Reprodução.

O Dia Mundial do Rim, lembrado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março, ganhou uma programação de dois dias no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Palestras, relatos de casos, atividades lúdicas, além de ações para a comunidade foram realizadas em alusão à data. Os dois dias de programação contaram com palestras da equipe de Nefrologia da unidade que destacou informações sobre a saúde dos rins e o exame de creatina.

“A Campanha acontece no mundo todo e chama atenção para o cuidado com a saúde dos rins. A doença renal crônica é silenciosa. Aqui, queremos chamar atenção de funcionários e da comunidade para os sinais que não devem passar despercebidos, quanto mais informação nós tivermos mais atentos ficaremos para o nosso autocuidado”, completou a diretora de Cuidados Integrais do Hospital Dr. Jayme, Alessandra Bernardino.
Além disso, os funcionários acompanharam dois relatos de casos impactantes sendo, um deles, do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, o médico José Tadeu Marino.

Marino relembrou sua história e se emocionou ao contar a trajetória de anos aguardando por um transplante de rim. O subsecretário convidou os presentes no auditório do Hospital Dr. Jayme a investir em atenção em saúde. Disse ainda que, enquanto gestor de saúde e médico pediatra, uma das suas preocupações é promover políticas públicas que agreguem informações e cuidado aos pacientes.

“Eu sei como milhares de pessoas que estão na fila por um transplante vivem. Eu conheço a dor das famílias, o sentimento de impotência e de frustração. Mas, eu também imagino o que é estar do outro lado e perder uma pessoa muito querida e, ainda assim, ter o nobre gesto de doar órgãos. A doação é o gesto mais nobre que eu conheço. Enquanto profissionais da saúde, nós podemos ir além, podemos ver os sinais, investigar e proporcionar aos nossos pacientes qualidade de vida ou, quem sabe, um tratamento antecipado”, lembrou Marino.

A coordenadora do setor de Hemodiálise do Hospital Dr. Jayme, Leidiana Couto, explicou ainda que as ações envolvendo a comunidade compreenderam a distribuição de panfletos, aferição de pressão e glicemia capilar. Ao todo, cerca de 220 pessoas foram atendidas nos dois dias de atividades.

“Todos os anos, o setor de Hemodiálise se organiza para desenvolver uma programação que envolva os vários públicos da unidade. Esse ano, o ponto alto, sem dúvida, foi a palestra com o subsecretário Tadeu Marino. Ela foi esclarecedora e, sem dúvida, emocionante. Conhecer alguém que tenha vivido a experiência de um transplante chama atenção, aproxima e convida a ter empatia”, destacou Leidiana Couto.

Fonte: Governo do ES.