Icônico Teatro Carlos Gomes será reaberto após anos de inatividade

Icônico Teatro Carlos Gomes será reaberto após anos de inatividade

Teatro Carlos Gomes será reaberto em dezembro após ampla reforma

Após seis anos fechado, o Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, será reaberto em dezembro deste ano. O espaço cultural, que estava em reformas desde 2023, passou por diversas melhorias para receber novamente o público.

Entre as restaurações, destacam-se a recuperação da pintura do artista plástico Homero Massena (1885-1974) e do lustre, além da ampliação da iluminação. O teatro também recebeu um novo sistema de ar-condicionado, melhorias na cobertura e a instalação de novos sanitários.

A área cênica foi modernizada com novos camarins, um sistema de áudio atualizado e uma cortina especial, projetada para conter chamas e garantir a segurança do público em caso de incêndio.

Outra novidade é a inauguração de um café, que funcionará durante a semana, permitindo a visitação do espaço mesmo nos dias sem espetáculos.

As obras são fruto de um acordo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e o Instituto Modus Vivendi. O financiamento, no valor de R$ 20 milhões, conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da EDP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fechado desde 2017 devido a problemas estruturais no ar-condicionado e no telhado, o teatro chegou a ser reaberto de forma provisória em 2018, mas sem as reformas necessárias. A revitalização definitiva estava prevista para 2022, mas foi adiada para o ano seguinte.

O Teatro Carlos Gomes, um dos patrimônios culturais do Espírito Santo, foi construído em 1926 e inaugurado em 1927. Seu projeto e construção foram assinados pelo arquiteto autodidata André Carloni.