Junho no Planetário: as sextas têm diversão e conhecimento nas sessões abertas
Procurando uma programação diferente para a sua sexta-feira? A nossa sugestão é uma viagem pelo Universo. E o embarque é gratuito! No Planetário de Vitória, sexta-feira é dia de sessões gratuitas, diversificadas e abertas ao público. Não precisa agendar! Só chegar um pouco antes das sessões, a sala de projeção tem capacidade para 60 lugares. A programação começa sempre às 18 horas.
Nesta sexta-feira (16), a primeira atração da noite é o filme “Da Terra ao Universo”, uma deslumbrante viagem através do tempo e espaço que transmite, através de uma combinação impressionante de visões e sons, o Universo que revelado pela ciência.
A seguir, é a vez de “O homem na Lua”. Elaborada para comemorar 50 anos desde que o primeiro ser humano chegou na Lua, em 1969, a sessão tem o intuito de explorar um pouco mais sobre os desafios que antecederam a viagem até nosso satélite natural, sobre a importância dele para o nosso planeta e sobre esse grande feito para a humanidade.
Encerrando a noite, “Sistema Solar: Universo na mente das crianças” permite que os pequenos conheçam os planetas que compõem o Sistema Solar de uma maneira lúdica, além das principais características do sistema Sol-Terra-Lua, principalmente os movimentos desses astros, que são trabalhados de maneira simples mostrando suas consequências no dia-a-dia.
No dia 23, será dia de festa! O Planetário de Vitória completa 28 anos e terá programação especial, que em breve será divulgada. Encerrando o mês, no dia 30 de junho, a noite começa com o filme “Fantasma do Universo”. A produção conta desde a jornada de prótons que percorrem o maior colisor de partículas do mundo na Europa até a visualização perto do Big Bang e do cosmos emergente, inserindo o público na busca por matéria escura.
Logo depois, tem Ciência no Planetário. O convidado da noite é o professor Denis Campos Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) da Universidade Federal do Espírito Santo. Ele fará a palestra “O que são buracos negros?”
O espaço
O Planetário de Vitória integra os Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC), é um ambiente que apresenta, através das sessões na cúpula ou de forma remota, a Astronomia e ciências afins como uma área de conhecimento que influencia os fenômenos físicos, biológicos e culturais do nosso planeta.
O agendamento para as sessões dedicadas a unidades de ensino deve ser feito pelo site do Planetário.
Programação do Planetário de Vitória
16 de junho
- 18h: Da Terra ao Universo (a partir de 11 anos)
- 18h30: O homem na Lua (a partir de 15 anos)
- 19h30: Sistema Solar: Universo na mente das crianças (a partir de 3 anos)
23 de junho
- Aniversário do Planetário: programação especial em breve.
30 de junho
- 18h: Fantasma do Universo (a partir de 15 anos)
- 18h30: Da Terra ao Universo (a partir de 11 anos)
- 19h30: Ciência no Planetário. “O que são buracos negros?”, com Denis Campos Rodrigues
Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
Entrada gratuita
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.