Magia no Pátio: CMEI Jardim de Iracema em Vitória Encanta a Comunidade com Ressignificação

Magia no Pátio: CMEI Jardim de Iracema em Vitória Encanta a Comunidade com Ressignificação
Inauguração do "Jardim de Iracema" no Cmei Dom João Batista da Motta e Albuquerque

Na esteira da revitalização do pátio outrora árido, nasceu o inspirador ‘Jardim de Iracema’, um espaço concebido no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, em Alto Santa Helena, no bairro Santa Helena, para acolher as crianças em suas múltiplas linguagens. O espaço, inaugurado na sexta-feira (07), é fruto da visão do professor Luciano, de Artes, e da professora Zilda, de Educação Física, idealizadores desse lugar aconchegante dentro da unidade de ensino.

O nome não poderia ser mais significativo. Iracema, ícone da comunidade, é quem foi líder comunitária por décadas e quem sonhou com a transformação do local em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Sua luta para conquistar e manter o espaço, inicialmente tomado pelo matagal, é um legado de mais de 40 anos.

“Nossos profissionais merecem estar num lugar bonito e bem cuidado como esse, mas, as nossas crianças, além de merecer, elas precisam. Muitas delas vão ter aqui o espaço mais bonito que elas conheceram e conviveram. E é por isso que tem que ser limpo, e aí eu já agradeço às meninas da limpeza, porque a escola está sempre impecável. Agradeço às meninas da merenda, porque realmente vemos as crianças comendo com cara boa aquela comida gostosa, cheirosa. Agradeço à diretora Delza por todo o cuidado que ela tem com a unidade de ensino. Juntos estamos garantindo os eixos da educação infantil: cuidar, interagir, experimentar, educar e essa garantia faz toda diferença na vida de nossas crianças”, destacou a secretária de Educação,  Rohsner.

Juliana ressaltou a importância de um ambiente lúdico para o aprendizado e agradeceu aos educadores que trabalham no Cmei. “A gente sempre defende que o Cmei tem que ser lúdico, tem que ser lugar de brincadeira, tem que ser lugar de esperança, de sonhos, mas tem que garantir o ambiente alfabetizador. É brincando, se divertindo enquanto conhecem as letras. Uma apresentação assim é muito trabalhosa, mas ela fica marcada para sempre no coração das famílias e das crianças. Parabéns pela educação infantil de qualidade que vocês ofertam aqui”, disse.

Homenagem

Para a diretora do Cmei Dom João Batista da Motta e Albuquerque, Delza Resende, a inauguração do espaço não é apenas uma celebração dos 31 anos da unidade de ensino, comemorados no dia 27 de novembro, mas uma reverência à persistência e à paixão de Dona Iracema.

“O ‘Jardim de Iracema’ é um testemunho vivo da dedicação dessa pessoa à comunidade e reflete sua afinidade pelas plantas e seu espírito visionário. Hoje, este espaço recebe o nome de Dona Iracema, uma figura especial para a comunidade e que agora vê seu legado florescer nas mentes e nos corações das gerações presentes e futuras”, disse a diretora.

Emocionada, Dona Iracema comentou: “É uma homenagem grandiosa que está acontecendo. Não estou chorando porque, para mim, felicidade é alegria, não lágrimas. Mas, sinceramente, eu não esperava por isso. Muito obrigada!”, disse.

Apresentação

Para abrilhantar ainda mais a tarde, as crianças dos grupos 5 e 6 apresentaram o espetáculo “O dragão chinês”, criado a partir de um trabalho que os dinamizadores de arte, música e educação física fizeram com as crianças sobre a cultura circense.

“No primeiro semestre, exploramos o circo no Brasil. No segundo semestre, foi feita a opção de trabalhar a cultura circense em outros países, por isso o dragão chinês. A construção do dragão foi feita passo a passo com as crianças. Nesse espetáculo, que contou com a bandinha e com bailarinas que apresentaram a dança das fitas, exploramos a criatividade, o movimento, o ritmo, a melodia dos instrumentos e, principalmente, o protagonismo das crianças”, explicou a professora Zilda Rodrigues, de educação física.

Melhorias

A inauguração do “Jardim de Iracema” faz parte de um conjunto de melhorias que vêm sendo realizadas na unidade de ensino desde o ano passado. A diretora do Cmei, Delza Resende, descreveu as mudanças significativas no ambiente escolar: ‘Pintamos as paredes internas da escola. O pátio não tinha atrativos, então senti a necessidade de acrescentar um colorido ao ambiente. Afinal, a educação infantil é sinônimo de ludicidade e alegria.'”

Segundo a diretora, na entrada do Cmei havia apenas um portão simples, sem desenhos ou cores, não transmitia vida. Gradualmente, ela e a equipe foram introduzindo mais cores e realizando melhorias com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. “O telhado daqui só tinha telhas coloniais, então já haviam muitos reparos feitos. Antes, enfrentávamos muitos problemas com infiltrações durante a chuva, algumas salas ficavam alagadas, o que nos obrigava a cancelar as aulas. Realizamos a troca do telhado no começo do ano passado e desde então não tivemos mais problemas dessa natureza’, explicou a gestora escolar.

Uma parte da quadra também não tinha cobertura, o que inviabilizava a presença das crianças no espaço de manhã devido ao calor. O local onde foi feito o “Jardim de Iracema”, ao lado da quadra, anteriormente era apenas uma área de passagem, mas que foi transformado num ambiente agradável, por onde as pessoas agora podem transitar e se sentir bem.