Mais de 68 milhões de brasileiros ainda não se vacinaram; veja onde se vacinar em Cariacica
Cerca de 69 milhões de brasileiros ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A Rede Nacional de Dados em Saúde mostra ainda que mais de 30 milhões de pessoas não receberam a segunda dose do reforço, enquanto 19 milhões de pessoas não buscaram sequer a segunda dose do esquema vacinal primário.
Nesta semana, a recém-empossada ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou que a pandemia não acabou e reforçou a importância de se completar o esquema vacinal contra a doença.
“A pandemia mostrou a nossa vulnerabilidade. O rei está nu. Precisamos afirmar, sem nenhuma tergiversação, e superar essa condição”, disse, ao afirmar que o país responde por 11% das mortes por Covid no mundo, apesar de representar 2,7% da população global.
Segundo a pasta, estudos científicos mostram que a proteção vacinal desenvolvida contra a Covid é mais alta nos primeiros meses, mas pode apresentar redução. Com a dose de reforço, a proteção contra o vírus volta a ficar elevada. Por isso, a proteção adicional é considerada indispensável.
“Neste cenário, o Ministério da Saúde ressalta que é fundamental buscar uma unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças.”
Até o momento, 163 milhões de pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19, o que representa 79% da população. Quanto à primeira dose de reforço, 102,5 milhões foram aplicadas. Já a segunda dose de reforço — ou dose adicional — soma 45,2 milhões de aplicações.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) informa que as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30, sem agendamento, para aplicação de imunizantes de rotina e contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 5 anos de idade, incluindo quinta dose (3ª dose adicional) de idosos imunossuprimidos.
São 26 salas que funcionam nas seguintes UBS: Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Operário, Jardim América, Bela Vista, Vila Graúna, São Geraldo, São João Batista, São Francisco, Valparaíso, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Flexal, Rio Marinho e Itaquari.
Agendamento
Já a aplicação das vacinas pediátricas contra a Covid-19 Pfizer Baby e CoronaVac precisa ser agendada. Os imunizantes são aplicados nas UBS de Bela Aurora, Nova Rosa da Penha II, Morada de Santa Fé, Cariacica-Sede e Itaquari, mediante agendamento pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.
O público atendido pela Pfizer Baby são crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, com e sem comorbidade. O imunizante é aplicado na UBS de Morada de Santa Fé, das 7h às 15h30.
Já quem pode tomar a primeira e segunda doses de CoronaVac são as crianças de 3 a 4 anos. A vacina é aplicada em duas UBS diferentes por dia: em Bela Aurora e Oriente na segunda; Nova Rosa da Penha II e Novo Brasil na terça; Morada de Santa Fé e Porto de Santana na quarta; Itaquari e Flexal na quinta; e Cariacica-Sede e Rio Marinho na sexta. Todas as salas funcionam das 7h às 15h30.
* Com informações do portal R7
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.