Meio Ambiente prepara ações educativas para período de andada do caranguejo-uçá

Meio Ambiente prepara ações educativas para período de andada do caranguejo-uçá
Fiscalização percorre manguezal da capital para vistoriar período da andada

As andadas são os períodos reprodutivos dos caranguejos, quando os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e as fêmeas liberarem os ovos. Para garantir a segurança dos animais durante o período reprodutivo, a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizará diversas atividades educativas antes, durante e após o período de reprodução, visando sensibilizar a população quanto à importância do ecossistema manguezal e à necessidade de preservá-lo.

As ações da Semmam  serão desenvolvidas de acordo com a Portaria Estadual nº 041/2023, que estabelece novo calendário e determina a proibição da captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e  comercialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus (caranguejo-uçá), bem como suas partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”, proveniente de qualquer origem.

O novo calendário está alinhado com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, em função de os períodos estimados cientificamente coincidirem com as estimativas nacionais. O calendário foi aprovado pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

Foram indicadas as seguintes datas em todo o Estado do Espírito Santo:

– 1º Período: de 12 a 17 de janeiro de 2024 (Lua Nova);

– 2º Período: de 10 a 15 de fevereiro de 2024 (Lua Nova);

– 3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova);

– 4ª Período: de 09 a 14 de abril de 2024  (Lua Nova);

Ações

As atividades fazem parte do Projeto de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal “Mangueando na Educação”, desenvolvido há mais de 15 anos pela Semmam/GEA. Confira as ações:

  •  Divulgação de matéria informativa referente ao período das andadas, pelo site da PMV;
  •  Campanha digital nas redes sociais da PMV;
  •  Divulgação por meio dos ônibus do Sistema Transcol e hotéis da cidade, utilizando cartazes;
  • Abordagem educativa aos proprietários de bares e restaurantes que comercializam o crustáceo, além dos quiosques de Camburi e Curva da Jurema;
  •  Abordagem educativa nas feiras livres da cidade;
  •  Formação para voluntários e equipe que atuarão na Campanha Praia Limpa, com o tema “Andada 2024”;
  •  Abordagem educativa aos frequentadores das praias do município e da Arena de Verão 2024, durante a Campanha Praia Limpa.