Mês da Mulher: no Meio Ambiente 70% dos cargos de chefia são ocupados por elas

Mês da Mulher: no Meio Ambiente 70% dos cargos de chefia são ocupados por elas
elaine, gerente fiscalização da semmam, com as suas coordenadoras

Educação Ambiental, Fiscalização, Bem-Estar Animal, Áreas Verdes e Subsecretaria. Além desses, outros oito setores estão sob o comando feminino na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Desta forma, 13 dos 19 cargos de chefia são ocupados por elas, o que aponta para 70% de representatividade.

Para a gerente de Fiscalização da Semmam, Elaine Cristina de Freitas, uma mulher na posição de chefia e liderança mostra que barreiras foram ultrapassadas e vencidas, pois no passado elas não eram reconhecidas para ocuparem estes espaços. “Mas hoje a mulher está em pé de igualdade com os homens e são reconhecidas pela sua competência e sua capacidade profissional”, destacou.

Elaine lembra que, na gerência que chefia, outras duas servidoras, ambas efetivas como ela, também estão à frente de postos de coordenação. “Somos três servidoras de carreira efetivas que tivermos reconhecimento para ocupar tal função pela nossa competência e poder de agregação da equipe”, ressaltou.

A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Fabrícia Forza, conta que exercer cargos de chefia na área pública é desafiador para as mulheres, principalmente porque também tem de conciliar os afazeres fora do ambiente do trabalho, mesmo quando casada ou ainda solteira.

“Mas o que traz de positivo para a chefia feminina é uma sensibilidade, discernimento, uma organização e planejamento diferenciados. O protagonismo feminino viabiliza uma percepção abrangente e, assim, conseguimos enxergar o todo e fazer uma avaliação equacionada para encontrar a solução desejada”, afirmou, lembrando que exerce cargos de liderança há mais de 20 anos.

Ter mulheres presentes nos diferentes setores como chefes e líderes, compondo as estruturas das organizações, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, promove diversidade para as equipes, estabelece uma possibilidade de aumentar consideravelmente a capacidade de inovação e humanização das instituições.

“O que percebemos nos dias de hoje é que as empresas e as instituições que adotam políticas de diversidade e inclusão têm um desempenho superior em relação às demais que não desenvolvem este tipo de iniciativa. Assim, a presença de mulheres em cargos de gestão é fundamental para o sucesso”, aponta o secretário.

Secretaria

Atualmente, estão dentre as atribuições da Semmam o cadastramento, licenciamento, monitoramento e fiscalização de condutas, processos e obras que causem ou que possam degradar a qualidade ambiental, além de estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo, objetivando a produção de conhecimento e a difusão de uma consciência de preservação ambiental.

O secretário Tarcísio Föeger reforça o protagonismo da pasta. “Desde 2021, a Semmam não para na realização de ações e projetos que vêm melhorando a vida dos seus moradores e que servem de exemplo para o Brasil e para o mundo. O reconhecimento dos nossos projetos e ações se deve a capacidade, o carinho e a dedicação dos nossos servidores. São pessoas que têm verdadeira paixão pelo meio ambiente e que contribuem diariamente para esse sucesso”, afirmou.