Mil dias de investimento: transformando a segurança urbana de Vila Velha

Mil dias de investimento: transformando a segurança urbana de Vila Velha

Vila Velha tem passado por uma transformação social para enfrentar desafios acumulados ao longo de décadas e promove investimentos em diversas áreas. Ao longo desses 1000 dias de administração, a Secretaria de Defesa Social e Trânsito (Semdest) também recebeu significativos investimentos que reestruturaram a pasta modernizando serviços oferecidos à população, entre eles, a Guarda Municipal que passou a contar com importantes recursos.

A reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal foi um desses feitos. Mensalmente representantes dos órgãos de Segurança Pública, do Ministério Público e do Judiciário se reúnem para tratar assuntos voltados à Segurança no município.

No escopo da Semdest estão a Guarda Municipal de Vila Velha e a Engenharia de Trânsito. O secretário da pasta, major Rogério Gomes, disse que planejamento e execução andaram juntos na promoção da segurança urbana da cidade.

“Em mil dias de administração, testemunhamos uma transformação notável no município. Além de estratégias de atuação, integração de forças, investimentos e criação de protocolos de atuação nos fizeram melhorar o desempenho, aproximar o serviço das pessoas e fazer com que planejamento e ação trabalhassem juntos. Esse conjunto de fatores nos fizeram alcançar feitos significativos”, comentou o secretário.

GMVV

A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) vem a cada dia se destacando. Para enfrentar os desafios específicos, foram estabelecidos grupamentos especializados, como a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), que fortaleceram a resposta ao crime, desempenhando um papel fundamental na prisão de criminosos, na recuperação de bens roubados ou furtados e na apreensão de armas e de drogas.

Os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha trabalham diuturnamente em prol do município. De 2021 até 2023 foram registradas 2.572 ocorrências, que resultaram nas apreensões de: 17.591 buchas de maconha, 242 tabletes da mesma droga, 39.977 pinos de cocaína, nove tabletes de cocaína, 14.455 pedras de craque e 208 tabletes de craque. Além dessas apreensões, quase 1.700 pessoas foram conduzidas e 297 menores de idade apreendidos.

No mesmo período, 751 veículos, entre carros e motos com restrição de furto ou roubo, foram recuperados na cidade. Esses veículos foram encontrados através dos agentes, que são capacitados em detectar adulterações, e também com ajuda da Muralha Eletrônica.

Em 2021, todos as entradas e saídas do município passaram a contar com a Muralha Eletrônica, que é um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, com identificação por placa, modelo e cor do veículo. O sistema observa 24h as entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, flagrando veículos com restrição de furto ou aqueles com fundada suspeita de uso por criminosos, além de possíveis automóveis e motos clonados.

Nesses 1000 dias de gestão, a frota da Guarda foi ampliada e modernizada com novas viaturas, garantindo assim maior presença nas comunidades. O armamento da corporação foi aprimorado, incluindo aquisição de dispositivos não letais. Também foram adquiridos armas de airsoft para treinamento e, em breve, toda corporação receberá novas pistolas.

Também foi criada a Academia de Ensino da Guarda Municipal de Vila Velha, um investimento na capacitação dos agentes. Cerca de 600 cursos foram ministrados com intuito de capacitar os guardas para melhor servir à população canela-verde.

Os guardas municipais participaram de cursos de arma longa; Defesa pessoal; condicionamento físico; Atirador ativo; Operação de Fiscalização de Trânsito; Habilitação de armamento; Pista de maneabilidade; Ciclo patrulhamento, entre outros. Também foram ofertados os cursos de formação para diversos grupamentos como ROMU e ROCAM.

Setenta alunos estão passando pelo curso de formação do novo concurso da Guarda Municipal, que está sendo realizado por instrutores da própria GMVV, com auxílio de outras forças de segurança. A comandante Landa Marques aponta que a formação com instrutores capacitados, da própria instituição, qualifica os alunos em relação ao conhecimento da cidade e das demandas dos moradores.

“A GMVV está fazendo história. São guardas formando guardas. Hoje temos uma equipe de instrutores extremamente qualificada e que está passando esse conhecimento aos alunos em formação”, afirma Landa.

Operações

Nesse período, a Guarda realizou diversas operações como Bairro Azul, Vila Velha Social, Hefesto, COIFIN, Alvorada, Pôr do Sol, Pipa, Rolezinho. Além da Operação Verão realizada no Natal, no réveillon e no carnaval.

O Bairro Azul foi criado para estreitar os laços com a comunidade, promovendo uma relação mais colaborativa entre a Guarda Municipal, moradores e comerciantes.

Luiz Paulo Gomes dos Santos Junior, morador de Jardim Guadalajara, elogiou a operação Bairro Azul. “A Guarda Municipal de Vila Velha está de parabéns com essa inciativa. A presença deles no bairro inibi qualquer tipo de violência que possa vir. Todas as vezes que tem esse projeto aqui, os agentes passam pelo comércio, conversam com os comerciantes e orientam os moradores”, ressalta.

Já o projeto Anjos da Guarda busca fortalecer o relacionamento com a comunidade estudantil, educando os jovens sobre a importância da cidadania e do respeito mútuo. Cinco escolas municipais já participaram do projeto, que conta com oito aulas ministradas pelos instrutores da Guarda Municipal, que abordam uma variedade de temas como educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying e outros assuntos relevantes.

Os alunos ficam empolgados com as aulas e muitos até pensam em seguir a carreira na segurança pública, como é o caso do adolescente Eron Weskley Brabosa, de 13 anos, que abriu o coração e falou sobre o seu futuro. “Gostei muito de participar do projeto. Pude conhecer como funciona a guarda e aprendi muitas coisas. Pude perceber que quero fazer parte da força de segurança pública quando estiver mais velho”, destaca.

Eron participou do projeto na UMEF Alger Ribeiro Bossois, em Cidade da Barra. A mãe do adolescente, Ellen Barbosa dos Reis, expressa a importância do projeto na vida dela. “Agradeço ao projeto, pois meu filho agora é uma outra pessoa. Está mais disciplinado dentro de casa. Além disso, está mais respeitoso com as pessoas. Muito obrigada”, afirma.

Para proteger as vítimas de violência doméstica, o projeto Elas Podem tem sido uma ferramenta crucial, fortalecendo a aplicação da Lei Maria da Penha e garantindo a proteção necessária às mulheres.

Zona Azul

Atendendo os pedidos da comunidade foi implementado o sistema Zona Azul, no Polo de Moda Glória e, em breve, no Centro, proporcionando democratização do espaço público e aumentando a segurança nos bairros abrangidos pelo sistema de estacionamento rotativo. Uma viatura equipada com câmeras de inteligência artificial realiza a fiscalização, contribuindo para a segurança. Além disso, o sistema inclui uma muralha eletrônica que ajuda a detectar veículos com restrição de furto ou roubo.

Engenharia de Tráfego e Transporte

Ao longo dos últimos mil dias de gestão, a Subsecretaria de Engenharia de Tráfego e Transporte se empenhou significativamente na renovação das sinalizações horizontal e vertical nas vias de Vila Velha.

Em busca de otimizar o fluxo do tráfego, foram conduzidos estudos que resultaram em alterações de direção em determinadas vias. Além disso, a implementação de semáforos inteligentes foi uma medida estratégica adotada para aprimorar a eficiência do trânsito na cidade. Esses semáforos, dotados de tecnologia avançada, identificam momentos de maior congestionamento e, automaticamente, regulam o fluxo do tráfego, prevenindo a ocorrência de grandes engarrafamentos.

Esse empenho visa não apenas melhorar a estética urbana, mas também garantir a segurança e fluidez do tráfego, contribuindo para uma experiência mais eficiente e segura para os cidadãos de Vila Velha.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.