Ministra da Saúde, Nísia Trindade, marca presença no Dia D de combate à dengue em Feu Rosa

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, marca presença no Dia D de combate à dengue em Feu Rosa

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve, neste sábado (02) em Feu Rosa, na Serra, para o Dia D Nacional de Mobilização Contra a Dengue, que acontece em todo o país. O Espírito Santo foi o estado escolhido como referência da campanha.

O lançamento aconteceu na Unidade Regional de Feu Rosa, enquanto era realizado o mutirão de serviços Serra + Saúde, que contou com vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos e diversas ações de combate a dengue em todo o bairro.  Foram realizados 6.675 atendimentos no evento realizado pela Secretaria de Saúde da Serra.

“O SUS só acontece com o engajamento de todos os estados e municípios, e com a população. Só com o Brasil unido no combate ao mosquito vamos reduzir os casos. Vamos combater a dengue, mas também fortalecer o SUS, pois só com ele fortalecido poderemos ver ações como as realizadas aqui hoje”, disse a ministra da Saúde.

Nísia Trindade explicou que um dos motivos para a escolha do Espírito Santo foi a Situação de Emergência decretada recentemente pelo Governo do Estado.

A ministra da Saúde também participou da inspeção em uma residência de Feu Rosa feita pelo Agente de Combate a Endemias, José Alexandre da Silva Pereira, e reforçou a importância da participação da população na eliminação dos focos do Aedes aegypti.

“Nós temos que olhar a nossa casa, o nosso ambiente de trabalho, em todos os lugares, para que não haja foco de dengue. Também alertar a todas as pessoas para não se medicarem em caso de dengue, mas procurar a unidade de saúde”, frisou.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou a importância do evento para a Serra: “Feu Rosa é um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina e para mim tem um simbolismo muito grande essa escolha neste momento. Estou muito feliz de ver o Ministério da Saúde antenado nesse processo de combate a dengue e de lançar o Dia D Nacional aqui na nossa cidade”.

Já o governador do Estado, Renato Casagrande, aproveitou para destacar a importância da vacinação. “É um apelo que a gente faz, pois estamos vacinando crianças de 10 e 11 anos. Elas têm que ser orientadas e levadas aos postos pelos pais, mães, avós, irmãos mais velhos, para que autorizarem a criança receber a vacina, inclusive nas escolas”, pontuou.

Combate à dengue

Desde 8 horas deste sábado (02), os agentes de combate às endemias  trabalhavam em Feu Rosa com bombas costais para o combate à dengue e visitas a pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas, etc). O carro fumacê também circulou na região de madrugada.

O pedreiro Sandro Guerra recebeu a visita dos agentes em sua residência. “É muita gente pegando dengue e até morrendo, e se a gente souber que não tem foco aqui em casa é muito bom. Tenho uma caixa d’água no chão e sempre a olho e uso para lavar o quintal, dificilmente tem água parada aqui”, comentou.

Além disso, no Serra + Saúde, as crianças puderam participar de dinâmicas com jogos com a equipe de Educação em Saúde, que em um estande orientava a população sobre a eliminação dos criadouros do mosquito.

As ações no bairro contaram também com a participação da Secretaria de Limpeza e Serviços Urbanos e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o setor de Posturas.

Serra + Saúde e vacinação na escola

Neste sábado (02, durante a 4º edição do Serra + Saúde, foram realizados mais de 6,6 mil atendimentos. Foram ofertadas consultas com dentistas, ginecologistas e clínico geral, e também com especialistas (cardiologista, oftalmologista, neuropediatra, psiquiatra, outros).

Muitos serviços foram realizados como, por exemplo, curativos, entrega de óculos de grau, entrega de medicação, aferição de pressão, pesagem do Bolsa Família e vacinação.

Desde o dia 25 de fevereiro, quando teve início a vacinação contra a dengue na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 1.564 doses em crianças de 10 e 11 anos, público-alvo da campanha o momento.

O município também deu o ponta pé inicial para a Estratégia de Vacinação nas Escolas, prevista para iniciar em 18 de março, com a imunização sendo realizada naEEEFM Marinete de Souza Lira, em Feu Rosa, durante o Serra + Saúde.