O BR do Mar promete trazer mais dinamismo à cabotagem, PORÉM ESTAMOS PREOCUPADOS E ATENTOS com a redução de tripulantes Brasileiros, gerando desemprego na área marítima com a entrada de navios estrangeiros em nossas ÁGUAS. Os marítimos capixabas precisam estar capacitados para atuar na atividade marítima com estímulo ao ingresso e a permanência de homens e mulheres nas carreiras do mar. “É isso que possibilitará aos marítimos ter o domínio das inovações e tecnologias incorporadas ao transporte marítimo , expertise para controle das operações a bordo das embarcações, no mar e em desenvolvimento das atividade de apoio técnico e gestões das empresas marítimas em terra”, declara o sindicalista Yanes Aquaviários.
A BR do Mar traz um novo cenário no mercado de trabalho para os marítimos , com muitos desafios em relação ao trabalho das equipes de trabalho, mas também apontam dinamização de cabotagem.
Com a nova realidade, o sindicalista Yanes Aquaviários afirma que: “A categoria de marítimos, necessita estar atenta e capacitada para os novos momentos que o mercado de cabotagem exige”, afirma o sindicalista do Aquasind Yanes Aquaviários.
Algumas metas para trabalhadores marítimos:
1 – Marítimos bem qualificados e preparados.
– Preparação dos marítimos para as novas oportunidades de trabalho, fomentar a educação continuada e o estudo da língua inglesa.
– Reinserção do marítimo no mercado de trabalho no pós pandemia e pós BR do Mar.
2 – Alavancar a cabotagem e o E- Commarce.
– Incentivo ao E-Commarce associado a cabotagem.
– Criação de “Rotas Seguras” e sustentáveis.
– Desoneração tributária para Bunker/combustíveis na Cabotagem.
3 – Um Mar de Oportunidades: Impulsionar o crescimento econômico pelo mar.
– Apostar nas energias renováveis como incentivo a parques eólicos.
– Iniciativas voltadas para Economia do Mar.
Fonte: Mario Berardinelli
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui