“Pandemia Oculta” é tema da Tribuna Livre na Câmara de Vila Velha

“Pandemia Oculta” é tema da Tribuna Livre na Câmara de Vila Velha

Mike Sousimann, psicoterapeuta, discursou sobre os impactos invisíveis da pandemia na saúde emocional e mental da população vilavelhense.

A Câmara Municipal de Vila Velha recebeu, nesta segunda-feira (01), Mike Sousimann, psicoterapeuta e especialista em depressão e ansiedade, que ocupou a Tribuna Livre para falar sobre o tema “Pandemia Oculta”. O convite foi feito pelo vereador Jonimar Santos (PSC). A Tribuna Livre é o espaço reservado nas sessões plenárias para que convidados abordem assuntos de interesse da sociedade.

Em seu discurso, Mike ressaltou a necessidade de atenção às pessoas que sofrem com os impactos causados pela covid-19 na saúde mental e emocional. “Venho direcionar nossa atenção a um tema de extrema importância, que muitas vezes não recebe o destaque merecido na nossa cidade de Vila Velha e no nosso estado do Espírito Santo. Estamos enfrentando uma verdadeira pandemia, a pandemia da saúde emocional”, destacou.

“Cerca de 25% da população capixaba convive com algum transtorno mental, o índice de suicídio aumenta a cada dia, 78% dos suicídios são de homens, enquanto 22% são de mulheres. Como profissional da área, testemunho essa realidade todos os dias no meu consultório, atendo pessoas de todas as classes sociais, inclusive guardas municipais, professores, diretores, médicos e enfermeiras da rede pública”, afirmou o psicoterapeuta.

De acordo com Mike, o tema é negligenciado não apenas pelas autoridades, mas também pela sociedade devido às razões culturais, visto que raramente são promovidas palestras sobre inteligência emocional nas escolas. Ele explanou que “Só é visto alguma coisa sobre saúde mental quando é “Janeiro Branco” ou “Setembro Amarelo”, e morrem pessoas todos os dias por conta disso”.

Como medida de intervenção, foi proposta a realização de um mapeamento abrangente e detalhado para avaliar o estado atual dos residentes de Vila Velha, visando obter informações precisas que subsidiem a implementação de ações eficazes e apropriadas no tratamento da saúde mental da população vilavelhense.

Durante a Tribuna Livre, manifestaram-se os vereadores: Fabio do Vale (Patriota), Romulo Lacerda (PTB), Léo Pindoba (Sem Partido), Prof. Heliosandro Mattos (PDT) e Fábio Barcellos (PP), a qual destacaram a importância do diálogo e da colaboração do poder público na busca por soluções para os desafios emocionais enfrentados pós pandemia.

Fonte : Câmara de Vila Velha