​Plantio de árvores no Parque da Prainha marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

​Plantio de árvores no Parque da Prainha marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Vila Velha realizou um plantio de árvores no Parque da Prainha, com a participação de alunos da UMEF Coronel Joaquim Freitas. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira, fez parte da assinatura para dar início ao processo de licitação que contratará uma empresa encarregada de executar o plano de recuperação de áreas degradadas.

O projeto prevê o plantio de 50 mil mudas de espécies nativas no município, abrangendo as Zonas de Recuperação das Unidades de Conservação do Parque Natural Municipal de Jacarenema, Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira e Monumento Natural Morro do Penedo. A iniciativa cobrirá cerca de 23,5 hectares, contribuindo para o enfrentamento do aquecimento global, captura de carbono e preservação da biodiversidade.

Já no Parque da Prainha, os alunos e um grupo de pessoas colaboraram no plantio de árvores das espécies ipê-rosa, sibipiruna, ipê-roxo, ipê-branco e ipê-amarelo.

“Esta ação simboliza um marco significativo para a recuperação ambiental de Vila Velha. A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso e a sustentabilidade desse projeto, que visa a não apenas restaurar nossas áreas verdes, mas também lembrar do nosso compromisso com o meio ambiente”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, ressaltou que o plantio de árvores nativas é fundamental para a recuperação das áreas degradadas e também para a manutenção da biodiversidade local.

Fábio Costa, morador da região, contou que as árvores no Parque da Prainha são importantes para a a comunidade. “Agora os frequentadores terão um ambiente com melhor qualidade, além de contemplarem a beleza do local, que ficará mais agradável para todos”, explicou.

Iracilda Fontes, moradora do centro de Vila Velha, disse que está feliz com as novas árvores. “Elas representam um futuro mais verde e sustentável para a nossa cidade, além de proporcionar um ambiente mais saudável para as próximas gerações”, finalizou.