Prefeitura faz serviço contínuo de desobstrução de galeria e de rede de manilha

Prefeitura faz serviço contínuo de desobstrução de galeria e de rede de manilha

Dando sequência às ações preventiva para minimizar e evitar alagamentos e enchentes no município, a Prefeitura de Vila Velha começou, nesta semana, o serviço de limpeza da galeria de drenagem da rua Vera Cruz, em Alecrim, com método mecanizado e manual. Medida que visa garantir o fluxo contínuo das águas da chuva das redes de drenagem até a maré.

Como a rua Vera Cruz tem cerca de 500 metros, o trabalho tem previsão de duração de 30 dias. Somente na parte da manhã desta segunda-feira (13/05), foi retirado uma caçamba de terra, que obstrui a vazão da água.

O serviço contínuo de desobstrução de galerias e de redes de manilhas já passou por vários bairros. O importante trabalho de limpeza incluiu ainda todos os canais, principais pontos de desague da água pluvial em Vila Velha, e os rios Marinho e Aribiri, que cortam o município. Ao todo, Vila Velha possui 50 quilômetros de canais e 55 quilômetros de galerias.

E o descarte irregular de lixo tem propiciado cenas inusitadas. As equipes de limpeza já retiraram geladeira, fogão, sofás, camas, travesseiros, pneus, gaiola de passarinho, bolas de futebol e até uma moto das galerias e canais durante os serviços.

Conscientização
“O serviço de desassoreamento da rede de drenagem é realizado constantemente pela prefeitura. Além das galerias, o trabalho inclui a limpeza de toda a microrrede, que são as manilhas menores, que fazem a interface por dentro dos bairros. A medida é fundamental no enfrentamento aos alagamentos. Mas é importante também o envolvimento dos moradores, que devem fazer o descarte regular do lixo”, ressaltou a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante.

A secretária explicou ainda como que o lixo prejudica o trabalho nas estações de bombeamento de águas pluviais.

“O lixo que chega acaba prejudicando o trabalho nas estações de bombeamento. No caso de móveis e pneus, por exemplo, um funcionário tem que ir até o poço retirar o material manualmente. Muitas vezes, tendo que interromper o bombeamento das águas durantes as chuvas, mesmo que por poucos minutos. Por isso, a população tem que descartar o lixo de forma correta”, reforçou.

Menara destacou que, com o trabalho preventivo de limpeza e o pleno funcionamento das estações de bombeamento, as águas da chuva escoam de forma mais ágil.