Prefeitura registra aumento na emissão de Credenciais de Estacionamento

Prefeitura registra aumento na emissão de Credenciais de Estacionamento

O município de Vila Velha registrou um aumento significativo na emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com baixa locomoção. De janeiro a junho deste ano foram emitidas 1.520 credenciais pela equipe da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, um aumento de 464 credenciais em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 1.056 credenciais.

Os eventos SuperAção, promovidos pela prefeitura, contribuíram para esse aumento, pois têm sido uma ponte importante entre os cidadãos e os serviços oferecidos pelo município. Com a presença da equipe da Secretaria de Defesa Social e Trânsito nesses eventos, os moradores tiveram a oportunidade de solicitar as credenciais de forma mais rápida e prática.

“Nossas equipes participaram de todos os eventos SuperAção deste ano. Fomos até a comunidade e isso ajudou no acesso de muitas pessoas. Essa aproximação facilitou na hora de emitir as credenciais, pois muitos não conseguem ir à sede da Prefeitura ou solicitar pela internet”, ressaltou o Secretário de Defesa Social, Major Rogério Gomes.

Quem pode ter solicitar?

O requerente deve ser morador do município de Vila Velha. A credencial tem por função dar prioridade de acessibilidade às pessoas idosas acima de 60 anos e portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção aos estacionamentos.

O documento é valido para todo território nacional e pode ser usado em vagas destinadas a estacionamento de pessoas idosas e deficientes.

A solicitação poderá ser feita no site da Prefeitura de Vila Velha, pelo Protocolo Virtual. Assim, a pessoa emite todos os documentos online, mas a credencial deverá ser retirada na sede da Prefeitura, localizada na Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica. Se preferir, o requerente poderá comparecer à Prefeitura, das 8h às 17h, e fazer o requerimento pessoalmente.

Documentos necessários

– Formulário devidamente preenchido e assinado (retirado pelo site ou na própria PMVV);
– Cópia simples da carteira de identidade ou outro documento oficial com foto;
– Cópia simples do comprovante de residência, em nome do requerente,  com data de emissão não superior a três meses. Nos casos em que o cônjuge/companheiro (a) não tiver comprovante de residência em seu nome, deverá ser apresentada cópia simples da certidão de casamento/declaração de união estável.
– Laudo médico com indicação do CID conforme a Resolução do CONTRAN de nº 965, de 17 de maio de 2022. (Credencial da vaga de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida).
– No caso de mobilidade reduzida temporária, laudo médico especificando o período de tratamento (essa credencial específica terá validade).

Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o número (27) 3149-7482.