Presidente da Assembleia embarca para Eslováquia em missão oficial
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (Podemos), embarca nesta quarta-feira (15) para Eslováquia, em missão oficial. O objetivo da visita é o estreitamento das relações comerciais com o país europeu em áreas como gás e petróleo. O convite para a missão especial foi feito durante recente encontro no consulado honorário da Eslováquia no Espírito Santo e do qual participou o governador Renato Casagrande (PSB).
Naquela ocasião, o cônsul eslovaco no Espírito Santo, Gerardo Molina, foi categórico ao comentar o interesse no mercado capixaba. “Nosso gás aumentou de valor em mais de 300% e o Espírito Santo tem grandes campos de produção e um complexo portuário que merece ser explorado para que o mundo e o Brasil se comuniquem por aqui”, disse Molina.
Na Eslováquia, estima-se que 60% do gás seja oriundo de Moscou, capital russa. O país vem sofrendo com os aumentos decorrentes da guerra Rússia x Ucrânia. Trata-se de um mercado que se abre para o Espírito Santo, terceiro maior produtor de petróleo no Brasil e com território e população similar ao estado.
“Nossa vocação em produzir óleo e gás precisa ser mais explorada assim como nosso potencial logístico e a Eslováquia enxerga o Espírito Santo como parceiro estratégico para comércio exterior, principalmente para que possa suprir seu consumo de gás, amplamente afetado pela guerra”, explica Marcelo Santos.
“Somos o quarto maior produtor de gás no Brasil e uma grande quantidade de frentes de exploração em franca expansão, com um know how de dar inveja. Precisamos aproveitar essa oportunidade para fomentar toda uma cadeia produtiva e trocar experiências com a Europa”, disse o presidente da Ales.
Além disso, “o cônsul da Eslováquia no Espírito Santo enxerga uma parceria profícua para o setor moveleiro, setor em franca expansão no país do leste europeu e com forte presença em território capixaba”, acrescentou Marcelo.
Na Eslováquia, Marcelo Santos será recebido pelo embaixador da Eslováquia no Brasil, Roman Hošták. Na agenda, visita a indústrias e ao centro administrativo daquele país. Além disso, deverá se encontrar com o embaixador brasileiro no país, Eduardo Gradilone Neto.
Fonte: Ales.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui