Procon notifica quiosques das praias para pequenas adequações

Procon notifica quiosques das praias para pequenas adequações
Fiscalização do Procon nos quiosques da Curva da Jurema

Na manhã desta sexta-feira (12), a fiscalização do Procon Vitoria percorreu seis quiosques da Curva da Jurema. Em todos os estabelecimentos visitados foram constatadas leves infrações ao Código do Consumidor. A falha de maior incidência foi a falta de cartazes ou placas com informações do número de telefone e endereço do órgão. Apenas em uma unidade, as informações estavam atualizadas.

“Na operação, os fiscais orientaram os estabelecimentos a se adequarem e também dialogaram sobre normas estaduais e federais que devem ser cumpridas. Esse é o nosso objetivo: garantir que os serviços prestados estejam de acordo com o Código do Consumidor e contribuir para relações harmoniosas de consumo”, disse Raquel Vionet, gerente do Procon.

Marcos Salles
Fiscalização do Procon em quiosques da Curva da Jurema
Fiscalização do Procon nos quiosques da Praia da Curva da Jurema. (ampliar)

Operação Verão

Na quinta-feira (11), os fiscais fiscalizaram quiosques da Praia de Camburi. Assim como na Curva da Jurema, foram verificadas falhas leves relativas às informações obrigatórias ao consumidor.

“Os quiosques podem cobrar o couvert artístico, mas essa informação não estava clara e bem visível aos consumidores. Outro exemplo é a cobrança de 10% pelo serviço, que não é obrigatória. Da maneira como apresentam a conta, não fica claro que esse pagamento é opcional”, explicou a gerente.

Foram constatadas situações regulares, como cardápios impressos atualizados, com todas as informações relativas aos produtos que comercializam e preços, informações sobre as formas de pagamento e a disponibilização do Código do Consumidor nos estabelecimentos. E não foram verificadas cobranças injustificadas.

Raquel Vionet lembra que a fiscalização do Procon atua em todo tipo de comércio e prestação de serviços e que os moradores podem acionar a fiscalização por meio do 156. Diante da denúncia, a fiscalização agenda a ida ao estabelecimento. Além disso, os consumidores podem registrar reclamações e denúncias por meio do aplicativo Procon Vitória.