Projeto de Redução da Praça do Cauê Visa Ampliação da Faixa de Trânsito
Prefeitura de Vitória anuncia redução do tamanho da praça para a melhoria do tráfego no acesso à Terceira Ponte
Há 34 anos era inaugurado um dos principais cartões-postais do Espírito Santo: a Terceira Ponte. Tão antigo quanto essa via que liga Vitória a Vila Velha é o problema do gargalo no trânsito que acabou sendo criado na Praça do Cauê, na Praia de Santa Helena. Ao longo das últimas décadas, várias propostas foram discutidas e apresentadas para resolver a questão do fluxo de veículos na região. Agora, a atual gestão da Prefeitura de Vitória bateu o martelo e resolveu que irá reduzir o tamanho praça e aumentar o número de pistas no entorno para tentar acabar com os constantes engarrafamentos no acesso à ponte.
Assim, foram descartados projetos estudados nos últimos anos, como túnel para veículos passarem por baixo da praça; elevado para que os carros passem por cima; e até cortar a praça no meio para que a Reta da Penha fosse prolongada de forma direta até a Terceira Ponte. Dessa vez, a Prefeitura de Vitória pretende fazer uma intervenção menor do que as propostas anteriores. Segundo o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, dois cantos da praça serão retirados permitindo a criação de uma terceira faixa de trânsito na pista que fica no entorno do espaço de lazer.
“Fizemos um estudo de microssimulações de tráfego, mostrando o que melhora e o que piora com as intervenções. Na praça, vamos fazer uma modificação simples, passando de duas faixas para três no entorno dela, com uma modificação geométrica, retirando os cantos da praça”, explica.
Segundo Perin, o estudo feito pela atual gestão não constatou benefícios no projeto que previa cortar a praça no meio . “A gente já tinha muito claro que, para a comunidade, já está solidificado aquele equipamento de lazer. Nas simulações que fizemos, não haveria ganhos para justificar cortar a praça”, afirma.
A atual gestão da Capital não é a primeira a estudar e apresentar uma possível solução para o tráfego intenso no entorno da Praça do Cauê, em direção à Terceira Ponte. Outras gestões municipais e estaduais já elaboraram projetos.
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