Projeto Defesa Civil nas Escolas educa para prevenir desastres
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil está levando o projeto “Defesa Civil nas Escolas Municipais” para conscientizar os alunos sobre segurança e prevenção. Nesta semana, até sexta-feira (19), a equipe está na escola Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita.
Na próxima semana, o projeto estará na Umef Giovani Cavalieri, em Ataíde, com foco nas turmas da manhã e da tarde, compostas por alunos do 1º ao 4º ano, com idades entre 6 e 11 anos.
A partir de uma abordagem educativa, o projeto atinge diferentes faixas etárias e períodos de ensino. Durante as manhãs, são atendidas seis turmas, compostas por alunos do 6º ao 9º ano, enquanto as tardes contemplam oito turmas, com estudantes do 1º ao 6º ano.
Em média, cada turma possui cerca de 35 alunos, com idades variando entre 6 e 16 anos. Além disso, à noite, o projeto se estende aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com idade acima dos 18 anos.
O foco principal do projeto é abordar questões relacionadas ao descarte adequado de resíduos e as formas de prevenção e atuação em casos de desastre. Essas atitudes são importantes para evitar catástrofes, como enchentes e outros eventos adversos. São destacados o papel e a atuação da Defesa Civil na cidade, com profissionais de diversas áreas, como geologia, engenharia, administração, assistência social e geografia.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Carlos Marcelo D’Isep Costa, “durante as atividades, são enfatizadas as atitudes que podem contribuir para a prevenção de desastres, como evitar o descarte inadequado de lixo nas vias públicas, que podem entupir bueiros e bocas de lobo. Também são discutidas formas de monitoramento em áreas de risco, observando sinais de instabilidade e orientando sobre medidas preventivas”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui