Projeto Rubem Braga apresenta concerto “Música insular” no Centro de Vitória
Com o objetivo de popularizar e formar plateia para a música de câmara, que consiste na formação de pequenos grupos de instrumentos ou vozes com repertório de música erudita, além de valorizar os artistas capixabas, o Trio Nessos apresenta o projeto “Música Insular”, com a contribuição de peças originais escritas por compositores locais, nos próximos dias 24 de março e 03 de abril.
A ação, que terá duas apresentações gratuitas em formato de concerto, é contemplada pela instrução normativa nº 001/2020, do Projeto Cultural Rubem Braga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).
“Música Insular” trata da expansão e difusão da música clássica capixaba. Não somente música europeia tocada em Vitória, e sim música concebida e escrita localmente, por nossos compositores. Vamos entregar música clássica inteiramente capixaba, algo que nem sempre o público em geral entende que é possível”, declara a flautista do Trio Nessos, Rúbia de Moraes.
“Entre 2018 e 2019 três peças foram escritas para o Trio, com o intuito de fomentar a produção de música clássica brasileira e expandir os horizontes do repertório para grupos de flauta, viola e contrabaixo. Agora buscamos difundir este trabalho”, completa a musicista.
O concerto reúne os compositores Marcelo Rauta, Martinez Galimberti e Antonio Celso Ribeiro, além de músicas de Sérgio Sampaio.
Integram o Trio Nessos, Rúbia de Moraes (flautista), Felipe Medeiros (contrabaixista) e Daniel Amaral (violista).
Rúbia de Moraes e Vanda Gasparini assinam ainda a direção artística e produção.
Apresentações
O espetáculo possui 75 minutos de duração e as apresentações gratuitas, de classificação indicativa livre, acontecem em diferentes datas e locais.
24 de março – 12 horas
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Pátio do CEMUNI V, Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória ES.
03 de abril – 12 horas
Palácio da Cultura Sônia Cabral, Rua São Gonçalo, Centro, Vitória ES.
Acessibilidade
A acessibilidade estará garantida, pois os locais contarão com reserva de espaços para cadeiras de rodas e lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual e seus acompanhantes (inclusive para cães-guia quando necessário).
Um membro da equipe de produção estará encarregado de facilitar o acesso das pessoas cadeirantes, com dificuldade de locomoção, com deficiência visual e/ou idosas.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui