Região de São Pedro recebe mutirão contra a dengue neste sábado (09)

Região de São Pedro recebe mutirão contra a dengue neste sábado (09)
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro

O número de casos de dengue sofreu um significativo aumento nos últimos meses, apesar das intensas e constantes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença . A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) registrou, em 2023, 19.002 casos de dengue, sendo seis óbitos. Diante disso, a Semus está intensificando as ações de combate ao mosquito, transmissor, também, da zika e chikungunya.

Neste sábado (09), a partir das 7h30, acontece o mutirão de combate ao mosquito na região de São Pedro. A ação terá a participação dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e da equipe de limpeza da Central de Serviços, além da equipe de Vigilância Sanitária, que percorrerá os estabelecimentos comerciais para orientação e cuidados necessários no combate ao vetor.

Uma novidade neste mutirão é a utilização de drone para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.

Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito. Além disso, também serão recolhidos entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.

Ações

A Prefeitura de Vitória utiliza a tecnologia dos drones como mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Em março, drones começaram a ser utilizados para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.

A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde. O drone é uma ferramenta complementar ao imprescindível trabalho de vistoria do Agente de Combate às Endemias.

Os principais focos encontrados são: Caixa d’água aberta, ralos, vasos de plantas, restos de construção civil, residências fechadas ou abandonadas, prédios e terrenos baldios, canteiros de obras.

As ações de rotina foram intensificadas na Capital. Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.

Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), utiliza os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê. Veja a programação de dezembro:

Cuidados

Para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti são necessários alguns cuidados, entre eles:

– Guardar pneus em locais secos e cobertos ou entregá-los ao serviço de limpeza urbana.
– Guardar garrafas vazias sempre de boca para baixo;
– Armazenar adequadamente os materiais recicláveis;
– Tampar as caixas de água e os ralos;
– Manter o lixo tampado e embalar bem todo objeto que possa acumular água;
– Manter as calhas sempre limpas e desobstruídas;
– Não deixar a água da chuva acumular sobre a laje;
– Não usar pratos nos vasos de plantas;
– Limpar os terrenos.