Representantes da Saúde Participam Ativamente de Simpósio Sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

Representantes da Saúde Participam Ativamente de Simpósio Sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável
Saúde apresenta dois trabalhos científicos em Simpósio Internacional

Vitória marcou presença no I Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, que teve como tema “Crise sanitária e desafios para a Agenda 2030 da ONU”. O evento teve como objetivo promover um espaço de discussão sobre as diversas questões que emergem do “Capitalismo contemporâneo, pandemia da Covid- 19, avanços e desafios para o desenvolvimento Sustentável”, bem como alternativas para pensar o período pós-pandemia.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) participou com apresentação de dois trabalhos científicos: Hortas urbanas comunitárias e a participação popular para o desenvolvimento local, apresentado por Henriqueta Tereza do Sacramento, médica fitoterapeuta e homeopata, Referência técnica em PICS do município de Vitória, e Projeto Jardim da Saúde do território do Forte São João, apresentado por Adriana Geraldina da Silva.

“Nós inovamos e defendemos e incentivamos as hortas urbanas comunitárias e jardins terapêuticos com objetivo de pensar o futuro da humanidade valorizando os sistemas naturais dos quais a vida depende”, disse a médica e referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares do SUS da Semus, Henriqueta Sacramento.

O projeto Jardim da Saúde é desenvolvido na Unidade de Saúde do Forte São João e incentiva o uso de plantas medicinais. “A sustentabilidade se dá pelo uso se água do ar condicionado para regar as plantas e uso de vasilhas de uso comum. O objetivo é proporcionar um espaço de troca entre os usuários e profissionais  resgatando a cultura de chás e xaropes, divulgando informações de alternativas e benefícios de plantas medicinais e alimentos orgânicos que auxiliam no enfrentamento da insônia, ansiedade, agitação, estresse e auxiliando o indivíduo a enfrentar de forma menos angustiada os conflitos e pressões presentes a todo instante na vida de qualquer pessoa”, destacou a  assistente social da Unidade de Saúde do Forte São João, Adriana Geraldina Vicente da Silva.

O evento foi realizado nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado) de dezembro na Escola de Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam).